A Mercedes-Benz anunciou que melhorou o assistente ativo de estacionamento, permitindo que o sistema estacione duas vezes mais rápido do que antes, a 4 km/h.
“O condutor pode iniciar o processo de estacionamento através de um botão digital no ecrã, e uma barra de estado mostra o progresso”, explicou a Mercedes em comunicado. Durante o estacionamento automatizado, o sistema silencia os sinais sonoros do Parktronic. Se o Mercedes estiver equipado com uma câmara de 360°, o condutor pode escolher diferentes vistas ao estacionar.
O veículo procura continuamente lugares de estacionamento a velocidades abaixo de 35 km/h e exibe no ecrã do condutor com um símbolo azul “P”.
Para além disso, também pode detetar lugares de estacionamento muito apertados com apenas 50 centímetros de folga em cada extremidade do automóvel e usa marcações brancas ou estruturas paralelas, como o passeio ou outros veículos estacionados, para orientação.
Quando o Mercedes encontra um espaço, uma seta branca aparece no ecrã ao lado do símbolo “P”. Após engatar a marcha-atrás, o condutor pode selecionar o lugar de estacionamento e iniciar o processo de estacionamento automatizado. Para lugares de estacionamento perpendiculares adequados, o condutor pode escolher estacionar de frente ou de trás.
Durante o estacionamento automatizado, o veículo responde a mudanças e garante a segurança de todos os utilizadores da estrada. Se os sensores detetarem veículos a atravessar, ciclistas ou peões a andar rapidamente enquanto recua de um lugar de estacionamento, é emitido um aviso ótico e sonoro. Se o condutor ainda não responder, o veículo realiza uma travagem de emergência autónoma. Isto aplica-se tanto ao recuo automatizado como manual de lugares de estacionamento perpendiculares.
Estas melhorias do assistente ativo de estacionamento são de série no Classe E, Classe S, EQS, EQS SUV, EQE, EQE SUV e todas as versões Maybach destes modelos com o pacote de estacionamento com câmara de marcha-atrás; a câmara de 360° está disponível opcionalmente.