Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) revelaram sentir um "mau odor" após a chegada da nave de carga russa Progress MS-29 à estação, no passado sábado.

A nave russa, lançada a partir do Cazaquistão, transportava 2.500 quilos de mantimentos, água e combustível, mas pouco depois da abertura das escotilhas, a tripulação percebeu a presença de um líquido não identificado, bem como um estranho cheiro.

A NASA já veio confirmar que foi detetado "um mau odor e observadas pequenas gotas, que levaram a tripulação a fechar a escotilha do Poisk" e ativado o sistema de filtragem do ambiente para eliminar possíveis agentes contaminantes.

"Não há preocupações para a tripulação e, a partir da tarde de domingo, a tripulação está a trabalhar para abrir a escotilha, enquanto todas as outras operações da Estação Espacial decorrem como planeado", escreveu a NASA na rede social X.

Após a análise da qualidade do ar feita dentro da Estação Espacial Internacional, o sensores não detetaram nenhuma anomalia, uma vez que o ar apresentava "níveis normais", avançou o Space News.