Com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a prever temperaturas máximas a rondar os 34º/39ºC, há esta terça-feira dezenas de concelhos de todos os distritos de Portugal continente em perigo muito elevado e elevado de incêndio.
Em perigo máximo de incêndio estão mais de 60 concelhos dos distritos de Santarém, Faro, Vila Real, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu e Bragança.
De acordo com os cálculos do IPMA, o perigo de incêndio vai manter-se elevado em alguns distritos pelo menos até sábado.
Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Por causa do calor, o IPMA emitiu aviso amarelo para os distritos de Bragança, Évora, Guarda, Faro, Setúbal, Beja, Castelo Branco e Portalegre até às 18:00 de quarta-feira.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, com nebulosidade matinal no litoral oeste, vento moderado a forte de norte no litoral e terras altas e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste.
As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15º (em Braga) e os 23º (em Portalegre) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 39º (em Castelo Branco).
Avisos de calor e perigo de incêndio mantêm-se na Madeira
A Madeira vai continuar, durante os próximos dias, com zonas em perigo máximo e muito elevado de incêndio. A ilha, onde um incêndio rural está a lavrar há seis dias, e o Porto Santo estão até às 18:00 de hoje sob aviso meteorológico amarelo devido às previsões de tempo quente.
Hoje no arquipélago são esperados períodos de céu muito nublado e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte, terras altas das ilhas da Madeira e do Porto Santo até ao início da manhã.
A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de nordeste, soprando moderado a forte nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira, por vezes com rajadas até 60 quilómetros por hora.
No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre os 22 e os 28 graus Celsius e no Porto Santo entre os 22 e os 27.
O incêndio rural na Madeira deflagrou na quarta-feira nas serras da Ribeira Brava, propagando-se no dia seguinte ao concelho de Câmara de Lobos, e, já no fim de semana, ao município da Ponta do Sol, através do Paul da Serra.
Até domingo, 160 pessoas foram retiradas das suas habitações por precaução e transportadas para equipamentos públicos, mas muitos moradores já regressaram ou estão a regressar a casa, à exceção da Fajã das Galinhas, em Câmara de Lobos.