Os partidos de direita têm, em média, um número de interações três vezes mais alto que o da esquerda toda junta. A revelação é feita esta quarta (14) num estudo da consultora LLYC enviado ao Expresso e que analisa a presença e alcance dos partidos com assento parlamentar e dos seus líderes nas diferentes redes sociais.

Os partidos de direita voltam a destacar-se em interações nas redes, com uma média de 1.210,42, face aos 403,46 da esquerda. E mesmo se o Chega não for incluído nas contas, a vantagem mantém-se, com uma média de 523,10 interações por publicação. Ambos os hemisférios políticos sobem em relação ao ato eleitoral de 2024.

Quando analisadas as contas dos candidatos, o grande destaque é André Ventura, com uma média de mais de 2.030 interações por publicação, o que faz com que os líderes da direita em conjunto totalizem uma média de 2813,62 interações frente a 876,2 dos congéneres à esquerda. No entanto, neste índice, se excluirmos o líder do Chega, as personalidades dessa área política ficam-se pelas 783,08 interações médias.

PCP é rei no número de publicações e melhorou 'engagement'

Os dados recolhidos pela LLYC indicam que se mantém a tendência do PCP como partido com maior número de publicações nas redes sociais, "demonstrando uma estratégia de comunicação marcada pela frequência e consistência na presença digital".

No entanto, contrariamente ao que acontecia em 2024, o partido melhorou bastante a sua taxa de interações, superando outros partidos e contrariando a tendência negativa que se manifestava nesse ato eleitoral. Paulo Raimundo, secretário-geral dos comunistas, contrariamente a todas os outros líderes políticos, não tem presença individual nas redes sociais.

No Facebook, AD e Chega têm o maior rácio entre o número de interações e o número de seguidores, sendo que a coligação PSD/CDS alcança esse feito também no Instagram e X. O facto de as páginas da Aliança Democrática serem mais recentes do que as do PSD ou CDS, e por isso com menos seguidores, facilita o alcance de um melhor "engagement rate".

No Instagram, a LLYC destaca ainda a boa performance da CDU, enquanto no X, AD e CDS-PP apresentam níveis de engagement altos, mas baixo volume de publicações. O LinkedIn é a maior aposta da IL, com um volume expressivo de publicações por parte dos liberais. No Threads, o PS destaca-se com a melhor performance: não só é quem publica mais como quem tem a melhor taxa de engagement. No TikTok, CHEGA e IL lideram com as taxas de engagement mais estáveis. AD e CDS-PP têm taxas de engagement mais elevadas, mas unicamente por terem um volume de seguidores muito inferior aos dos dois primeiros partidos mencionados, salienta o relatório enviado pela consultora.