A Leapmotor anunciou que vai apresentar no próximo Salão Automóvel de Bruxelas, o SUV C10 com a tecnologia Range Extender Electric Vehicle (REEV) também conhecida como extensor de autonomia.
Este modelo combina um motor elétrico de 215 cv, com um motor de combustão interna de 1,5 litros. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 28,4 kWh que proporciona uma autonomia elétrica de 145 km (WLTP), enquanto a autonomia total combinada ultrapassa os 950 km.
Com um consumo de combustível anunciado de apenas 0,4 L L/100 km em modo combinado e emissões de CO2 de 10 g/km, o C10 REEV promete reduzir significativamente as emissões e o consumo de combustível em comparação com os veículos tradicionais a gasolina.
O extensor de autonomia (Range Extender) funciona essencialmente como um veículo elétrico, com o motor elétrico a impulsionar as rodas. Quando a carga da bateria diminui, o motor de combustão interna (ICE) entra em funcionamento para gerar eletricidade, recarregando a bateria e aumentando a autonomia.
A Leapmotor já revelou que o C10 REEV suporta carregamentos rápidos AC e DC, o que lhe permite aumentar significativamente a autonomia num curto espaço de tempo. Com o carregamento rápido DC, o C10 REEV pode recuperar metade da sua autonomia elétrica em apenas 18 minutos.