Os bombeiros de Alicante realizaram uma operação de resgate para salvar um menino de um ano e a mãe, que ficaram isolados em casa, na zona de Riola, em Valência, devido às inundações provocadas pela DANA. O Consórcio Provincial de Bombeiros de Alicante descreveu o momento nas redes sociais como “precioso”, sublinhando os esforços realizados na região para salvar vidas.
As chuvas torrenciais que atingiram Espanha resultaram em pelo menos 158 mortes. Destas, 155 foram registadas na região de Valência, a mais devastada pela DANA. Outras duas mortes foram registadas em Castela-La Mancha e um na Andaluzia. Dezenas de pessoas permanecem desaparecidas.
A rapidez com que as águas subiram durante a tempestade apanhou os espanhóis de surpresa, deixando-os sem tempo para reagir. As operações de busca e salvamento são a prioridade do governo espanhol neste momento. A Ministra da Defesa, Margarita Robles, declarou que as Forças Armadas estão mobilizadas e prontas para apoiar as populações, com reforço de meios aéreos e grupos cinotécnicos para encontrar sobreviventes, que podem estar bloqueados em garagens e outros locais.
Nas redes sociais, têm surgido imagens impressionantes de resgates realizados por operacionais em helicópteros e de sobreviventes isolados em áreas inundadas, um reflexo da gravidade da situação e do esforço dos socorristas.
O governo espanhol declarou Valência como zona de catástrofe e intensificou os esforços para apoiar as famílias afetadas e reconstruir as áreas devastadas.