Matilde Fieschi

Nos últimos anos, tem-se falado cada vez mais de saúde mental: têm saído livros, podcasts sobre o tema, pessoas conhecidas revelam episódios difíceis na sua vida.

O convidado desta semana é Henrique Prata Ribeiro, autor de várias obras na área e alguém que se tem destacado na defesa do acesso à saúde mental e na divulgação nesta área.

A incidência de doenças psiquiátricas varia muito entre pessoas e também entre países, sendo que Portugal é o segundo país europeu com maior incidentes de doenças mentais, particularmente depressão.

Matilde Fieschi

Henrique Prata Ribeiro é médico psiquiatra no Hospital Beatriz Ângelo, formado na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde também jogou rugby.

Igualmente formado no Hospital Júlio de Matos, aí se tornou amigo de André Ponte, com quem publicou livros como Dormir é Fácil e Urgências Psiquiátricas e um estudo acerca do impacto da COVID-19 na Saúde Mental.

É psiquiatra no Hospital Beatriz Ângelo, assistente convidado na Católica Medical School e coordenou a Estrutura para a Saúde Mental dos Açores.

Matilde Fieschi

Henrique Prata Ribeiro tem trabalhado muito na defesa do acesso a tratamentos nesta área, o que o levou a coordenar o Programa para a Saúde Mental dos Açores até 2024.

O convidado escreveu, juntamente com André Ponte, um livro chamado “Dormir é Fácil” que tem uma série de dicas comprovadas para dormir melhor, desde curar insónias a ganhar hábitos de sono mais saudáveis.

E mesmo no final do episódio, conta uma história incrível; sobre como outro episódio do 45 Graus com um convidado psiquiatra, Pedro Morgado, acabou por dar, indiretamente, origem à criação do maior prémio para investigação em saúde mental em Portugal.

SIC Notícias

O 45 Graus é um podcast para saber mais e pensar criticamente. José Maria Pimentel - economista, professor universitário e curioso por natureza - conversa sobre os grandes temas (e não só) com especialistas e pessoas cujas ideias vale a pena ouvir. São conversas sem pressa, às vezes profundas, mas sempre descontraídas. Novos episódios a cada duas semanas, sempre à quarta-feira.