O Hamas vai libertar no próximo sábado quatro reféns israelitas, na segunda troca de prisioneiros com Israel ao abrigo do acordo de tréguas, disse à France Presse Taher al-Nounou, alto dirigente do movimento palestiniano.
Taher al-Nounou confirmou em contacto telefónico "a libertação [no sábado] de quatro prisioneiros israelitas em troca da libertação [por Israel] do segundo grupo de prisioneiros palestinianos, em conformidade com os termos acordados".
Para já, multiplicam-se os registos dos reencontros das reféns já libertadas. Estas imagens mostram o momento em que as três voltam a abraçar as mães:
Já os familiares dos reféns, que ainda não foram libertados, tentam controlar o nervosismo dos reencontros a conta gotas.
Mais de 15 meses de espera: familiares de reféns israelitas ansiosos com a libertação
O cessar-fogo entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza entrou em vigor às 11:15 locais (9:15 em Lisboa) de domingo. Israel fez o anúncio depois de receber do Hamas os nomes dos três reféns que iam ser libertados e depois de informar as suas famílias.
Na primeira fase do acordo, Israel e o Hamas acordaram um cessar-fogo de seis semanas, em que decorre uma troca, de forma gradual, de 33 reféns israelitas por mais de 1.900 prisioneiros palestinianos.
Durante estas seis semanas, vão decorrer negociações para a segunda fase da trégua, na qual deve ficar concluída a libertação de todos os reféns israelitas em Gaza e lançadas as bases para o fim da guerra.
- Com Lusa