Portugal está na moda e quem o diz é o The New York Times. O jornal norte-americano elegeu Coimbra como um dos 52 destinos a visitar ao longo deste ano. A "cidade medieval cheia de alma no Rio Mondego", como é descrita, é a única portuguesa a integrar esta vasta lista e ocupa o 11.º lugar.

Para o jornalista Alexander Lobrano, que assina o texto sobre Coimbra, esta cidade no centro de Portugal foi "poupada das multidões" que têm assombrado Lisboa e o Porto, nos últimos anos.

“Os estudantes da universidade local, fundada em 1290, ainda se esgueiram para o elegante Café Santa Cruz para tomar um expresso e um crúzio (doce de ovo e amêndoa) enquanto vestem capas pretas e cantam fado ao som de guitarras de 12 cordas”, escreve.

A tradição ligada à vida académica e os anos de história entranhados nas esquinas de cada rua, mergulham a cidade de Coimbra em novos estilos.

O jornalista do The New York Times destaca o Coola Boola CoLAB, um espaço dedicado a peças e artigos vintage como vestidos da década de 1940. Além destas experiências, permite ainda que os visitantes experimentem refeições vegetarianas enquanto bebem diferentes qualidades de cerveja.

O romântico hotel Alto Canto, o recém-inaugurado Museu de Aristides de Sousa Mendes e o Malcata Eco Experience também são mencionados no mesmo artigo.

Que outros destinos integram esta lista?

No top 10 melhores destinos para se visitar em 2025 está aInglaterra de Jane Austen (1.º), mais conhecida como região sudoeste do país, a ilha de Galápagos no Equador (2.º), a cidade de Nova Iorque (3.º), o estado de Assam na Índia (4.º) e o golfo da Tailândia (5.º).

Logo a seguir a Gronelândia (6.º), Aix-en-Provence no sul de França (7.º), Sun Valley no estado norte-americano do Idaho (8.º), Lumbini no Nepal (9.º) e Sydney na Austrália (10.º).

A lista completa pode ser consultada no site do The New York Times.