A terceira etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 realiza-se este fim de semana, entre 4 e 6 de abril. O Grande Prémio da Japão acontece no icónico Circuito Internacional de Suzuka.

O circuito japonês conta com 5.807 quilómetros de extensão, 18 curvas, muitas delas consideradas entre as mais exigentes da Fórmula 1, uma zona de DRS (Drag Reduction System) e um total de 53 voltas.

REPRODUÇÃO PÁGINA OFICIAL DA FÓRMULA 1

O Grande Prémio do Japão é um dos mais desafiantes e apreciados pelos pilotos. O seu traçado é único, com a famosa sequência de curvas "S" e a exigente "130R", uma curva de alta velocidade. Suzuka tem a particularidade de ser um circuito com formato de "8", o que significa que as pistas se cruzam em dois pontos.

Em que horários se realiza o Grande Prémio do Japão?

Sexta-feira, 4 de abril:

  • Treinos Livres (FP1): 03:30 - 04:30
  • Treinos Livres (FP2): 07:00 - 08:00

Sábado, 5 de abril:

  • Treinos Livres (FP3): 03:30 - 04:30
  • Qualificação: 07:00

Domingo, 6 de abril:

Corrida: 06:00

(Horário de Portugal Continental)

Um Grande Prémio com quase 50 anos de história

O primeiro Grande Prémio do Japão foi realizado em Suzuka em 1987, embora a corrida tenha começado em 1976, no circuito de Fuji. Suzuka passou a ser o palco habitual da prova após 1987, consolidando-se como um dos circuitos mais emblemáticos da Fórmula 1.

Esta etapa do campeonato mundial tem sido palco de muitas decisões de campeonatos. Um dos exemplos mais marcantes aconteceu em 2000, quando Michael Schumacher conquistou o campeonato em Suzuka, após uma vitória impressionante.

Outro momento histórico foi em 2005, quando Fernando Alonso se sagrou campeão mundial nesse ano.

Um dos momentos mais inesquecíveis no Grande Prémio do Japão foi em 1988, quando o brasileiro Ayrton Senna conquistou a sua primeira vitória em Suzuka, dando um grande impulso à sua carreira.

Ayrton Senna no Grande Prémio do Japão, em 1993
Ayrton Senna no Grande Prémio do Japão, em 1993 Paul-Henri Cahier // Getty Images

Aquela corrida ficou marcada pela intensa batalha com o seu companheiro de equipa Alain Prost, culminando numa luta dramática pelo título mundial.

O alemão Michael Schumacher é o piloto com mais vitórias no Japão, com seis triunfos em Suzuka. Este feito é um testemunho da sua habilidade e domínio neste circuito desafiador.

Quem lidera o Campeonato de Pilotos e Construtores?

Após as corridas na Austrália e China, a McLaren manteve-se na frente do Campeonato de Construtores, que conquistara no ano passado em Abu Dhabi.

A escuderia de Woking lidera também o Campeonato de Pilotos, com o britânico Lando Norris, que tem mostrado um desempenho impressionante esta temporada.

A equipa está a aproveitar ao máximo as atualizações no seu monolugar, permitindo aos pilotos lutar pelas primeiras posições em quase todas as corridas.

Por outro lado, a Red Bull, apesar de ter o tetracampeão Max Verstappen no segundo posto, enfrenta desafios técnicos que têm afetado o seu desempenho.

Na Mercedes, George Russell aproveitou a saída de Lewis Hamilton para se afirmar e tem mostrado consistência, ocupando o terceiro lugar.

No que toca ao Campeonato Mundial de Construtores, a McLaren lidera com 78 pontos, seguida da Mercedes e da Red Bull com 57 e 36 pontos, respetivamente.

Quem venceu no ano passado?

No ano passado, a Max Verstappen, da Red Bull, venceu pela terceira vez consecutiva o Grande Prémio do Japão.

Os pilotos Max Verstappen e Sergio Perez (Red Bull) e Carlos Sainz (Ferrari) no Grande Premio do Japão, no Circuito Internacional de Suzuka, em 2024
Os pilotos Max Verstappen e Sergio Perez (Red Bull) e Carlos Sainz (Ferrari) no Grande Premio do Japão, no Circuito Internacional de Suzuka, em 2024 Clive Rose - Formula 1

O seu colega Sergio Peréz ficou em segundo lugar, enquanto que o espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, fechou o pódio.