O grupo 44 cidadãos portugueses que foram retirados do Líbano chegam este sábado a Portugal. Aos 24 já anunciados na sexta-feira, juntaram-se mais 20 ao pedido de retirada.
Prevê-se que cheguem ao aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, entre as 21:00 e as 22:00. Saíram do Líbano na madrugada de sexta-feira num avião da Força Aérea rumo a Portugal,
Perante a escalada do conflito, a União Europeia recomenda que as companhias aéreas evitem o espaço aéreo libanês e israelita, nas próximas semanas.
Primeiro-ministro já tinha garantido que Portugal tinha plano pronto para retirar portugueses do Líbano
Na quarta-feira, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, já tinha avançado que o Governo português tinha mecanismos prontos para retirar portugueses que quisessem sair do Líbano.
"Nós temos estado em contacto, desde há muito tempo, com todos os portugueses que estão identificados e, portanto, (…) temos mecanismos que estão prontos para poder fazer o apoio que é necessário para a sua retirada", garantiu o primeiro-ministro.
Durante as declarações aos jornalistas na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, o primeiro-ministro explicou que os portugueses que quisessem sair do país tinham de comunicar essa intenção.
O Líbano tem estado, nos últimos dias, a ser alvo de ataques por parte das forças israelitas, que pretendem combater o grupo Hezbollah. A ofensiva, que já fez mais de 700 mortos, está a ser classificada como um dos maiores ataques de sempre de Israel no país.