O Governo Regional decidiu autorizar a realização da despesa inerente à empreitada designada por 'Reabilitação Estrutural do Cais Velho do Porto Santo e Recuperação do Pontão das Salinas', até ao montante de 2.250.000 euros, ao qual será acrescido IVA à taxa legal em vigor.

Esta foi uma das deliberações do último Conselho de Governo que cessa, na próxima terça-feira, o mandato nesta XV legislatura.

A reunião de hoje na Quinta Vigia ficou marcada pela atribuição de cinco louvores públicos a atletas, clubes e equipas madeirenses. Foi o caso da atleta Mariana Malheiro Vargem, os técnicos, o Ludens Clube de Machico e a Associação Regional de Triatlo da Madeira, pela conquista do título de Campeã Nacional de Duatlo Sprint, no escalão absoluto, na modalidade de Duatlo.

Foi louvado também o atleta madeirense, João Lourenço Pimenta Viveiros, os técnicos, o Ludens Clube de Machico e a Associação Regional de Canoagem da Madeira, por conquistar o título de Campeão Nacional de Canoagem de Fundo, no escalão de seniores, na variante K1;

O louvor público será também dado a António Edgar Martins Freitas, os técnicos, o Clube Desportivo e Recreativo Santanense e a Associação de Patinagem da Madeira, por conquistar o título de Campeão Nacional de Patinagem de Velocidade, no escalão de seniores, na variante de estrada, na distância de 1 volta sprint.

Jéssica Carolina Santos Rodrigues será também louvada pelo Governo Regional, a par dos técnicos, do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres e da Associação de Patinagem da Madeira, por conquistar os títulos de Campeã Nacional de Patinagem de Velocidade, no escalão de seniores, na variante de estrada, nas distâncias de 100 metros sprint, 1 volta sprint, 5000 metros pontos e 3000 metros linha.

O mesmo que o atleta madeirense, Marco António Abreu Lira, a par dos técnicos, do Clube Desportivo e Recreativo dos Prazeres e da Associação de Patinagem da Madeira, por conquistar o título de Campeão Nacional de Patinagem de Velocidade, no escalão de seniores, na variante de estrada, na distância de 100 metros sprint.

Nesta última reunião antes da tomada de posse do novo executivo, o Conselho de Governo decidiu também nomear o Instituto de Desenvolvimento Regional (IDE) como interlocutor técnico da RAM no grupo nacional de trabalho para o Fundo Social do Clima e designar a Presidente do Conselho Directivo daquele Instituto, Maria João de França Monte, como membro permanente da RAM, na referida equipa nacional multissectorial de articulação regional.

"Recorde-se que a nível nacional estão a ser desenvolvidos os trabalhos de definição da implementação do Fundo Social para o Clima, devendo ser assegurada, desde já, a participação técnica da RAM na equipa nacional multissectorial de articulação regional, que integra as entidades responsáveis pelo planeamento de nível regional e as entidades responsáveis pelo planeamento de nível nacional (sectorial e transversal)", justifica o Governo Regional na comunicação das deliberações.