O homem que fugiu de uma carrinha celular da Polícia de Segurança Pública (PSP), à porta do Tribunal da Relação de Lisboa, foi capturado esta quarta-feira pela Guarda Nacional Republicana (GNR) em Lagoa, no Algarve.

“(…) hoje, dia 13 de novembro, cerca das 09h40, na localidade de Estômbar em Lagoa, foi detido o suspeito ontem evadido do Tribunal da Relação de Lisboa”, confirma a GNR, em comunicado enviado às redações.

Mais, refere a GNR, a captura aconteceu “na sequência de uma denúncia de avistamento do suspeito por parte de uma cidadã”. Desde logo foram mobilizados “militares da Guarda para a localidade de Estômbar, onde foi possível avistar um homem na via pública, cujas características coincidiam com as difundidas pela PSP aquando da sua fuga”.

“(…) atenta a perigosidade da intervenção, o mesmo foi revistado, tendo-se verificado que tinha na sua posse as algemas com as quais havia fugido”, revela a GNR, acrescentando que o suspeito foi detido e transportado para as instalações do Posto Territorial de Lagoa, "onde, em estreita articulação e coordenação com a PSP, se confirmou a sua identificação".

O detido será presente pela GNR ao Tribunal da Relação de Lisboa.

O que aconteceu?

O cidadão, de 36 anos, conseguiu escapar às autoridades no momento em que deixava a carrinha para entrar no edifício, fugindo pelas ruas de Lisboa.

O homem ia ser presente a tribunal por causa de um mandado de captura europeu, relacionado com o crime de fogo posto, cometido na Alemanha. Tinha sido detido no domingo, no aeroporto de Lisboa.

Oficialmente, era dito que o homem era argelino, mas a SIC confirmou que essa nacionalidade é falsa e que o detido é, na realidade, marroquino. Um pormenor que terá permitido que, em maio, conseguisse renovar em Portugal a autorização de residência, através do passaporte marroquino, o verdadeiro, que não estava associado ao mandado de detenção europeu.

As explicações da PSP

Durante a tarde de terça-feira, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP enviou um comunicado às redações dando conta de que, "hoje, cerca das 10h20, um detido, que se encontrava à guarda desta Polícia, evadiu-se à chegada ao Tribunal da Relação, em Lisboa, onde iria ser presente à Autoridade Judiciária".

"Os polícias que efetuavam o transporte do detido foram surpreendidos pelo mesmo, ao abrirem a porta da viatura policial de transporte de detidos, tendo o detido encetado fuga e conseguido libertar-se da algema de um dos pulsos durante o seu trajeto de fuga", refere a PSP, confirmando que o detido tem nacionalidade estrangeira e sobre o qual pendia mandado de detenção europeu.

[Notícia atualizada às 14:00]