Um futebolista peruano morreu, no domingo, depois de ter sido atingido por um raio em pleno relvado, um incidente que causou ainda vários feridos.

Durante uma partida de futebol local, em Chilca, na província de Huancayo, no Peru, um futebolista de 39 anos, Jose Hugo de la Cruz Meza, morreu depois de ter sido atingido por um raio, momentos após o árbitro ter interrompido o encontro devido ao agravamento da tempestade que afetava a região.

O jornal britânico The Sun escreve que o atleta terá morrido instantaneamente. À Associated Press, um oficial do Instituto Nacional de Defesa Civil adiantou que a vítima mortal foi atingida, provavelmente, por estar a usar uma pulseira de metal.

Um vídeo partilhado nas redes sociais mostra o momento em que o raio atinge o relvado, levando vários jogadores ao chão. Alerta-se para a violência das imagens.

Outro atleta sofreu queimaduras graves e foi transportado de imediato para o hospital. O The Sun adianta ainda que dois adolescentes e um jovem também sofreram ferimentos, no entanto encontram-se estáveis.

O estádio Coto Coto, onde estava a ser disputada a partida entre o Juventud Bellavista e a Familia Chocca, situa-se a mais de 3.000 metros de altitude pelo que a ocorrência de trovoada não é algo raro.

Por esse motivo, vários especialistas pedem que sejam implementadas mais medidas preventivas, principalmente em eventos exteriores.