Filipa Martins está entre as cinco nomeadas para o prémio de melhor ginasta europeia do ano, anunciou a European Gymnastics, a entidade que regula a modalidade.

A European Gymnastics revelou que a quinta edição dos prémios “Ginastas do Ano” terá representação portuguesa.

A agora ex-ginasta é uma das nomeadas pelo organismo que tutela o desporto na Europa, juntamente com a italiana Alice D'Amato, a búlgara Valentina Georgieva, a britânica Bryony Page e a alemã Darja Varfolomeev.

As atletas foram inicialmente selecionadas para uma longa lista pelos comités técnicos, autoridades e elementos da European Gymnastics, bem como pelas 50 federações-membro e, depois, escolhidas para a lista final pelos altos cargos da entidade.

“Filipa Martins, de longe a ginasta artística feminina portuguesa mais bem-sucedida, ganhou em Rimini o prémio Smart Scoring Shooting Star 2024, pela sua dedicação ao desporto e pela sua influência nas jovens ginastas do seu país. Este verão [2024], Filipa Martins representou Portugal pela terceira vez nos Jogos Olímpicos de Paris , tendo obtido o seu melhor resultado ao qualificar-se para a final de todos os escalões, onde terminou em 20.º lugar”, ponta a European Gymnastics .

Pode votar aqui na ex-ginasta portuguesa até quarta-feira, dia 26 de fevereiro.

A ex-atleta portuguesa decidiu terminar a carreira em setembro de 2024, aos 28 anos, depois de ter sido a primeira portuguesa a disputar a final do concurso completo ('allaround') em Jogos Olímpicos, em Paris 2024.