O Centro Cívico de São Martinho torna a acolher a Festa da Diversidade Cultural, desta feita nos dias 23 e 24 de Maio, reunindo diversas comunidades estrangeiras residentes na Região Autónoma da Madeira. No evento vão estar representados países como África do Sul, Angola, Brasil, Equador, Espanha, Itália, Índia, Paquistão, Roménia, Ucrânia e Venezuela.

A programação conta com animação, música, gastronomia e mostras etnográficas, nesta que pretende ser "uma verdadeira celebração das mais de 123 nacionalidades que compõem os mais de 14 mil cidadãos estrangeiros residentes na Madeira".

A iniciativa é promovida pela Direção Regional das Comunidades e Cooperação Externa (DRCCE), em parceria com a Junta de Freguesia de São Martinho, e insere-se nas comemorações do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, celebrado a 21 de Maio.

“Enquanto sociedade, é fundamental acolher, proteger e integrar e promover os imigrantes que escolhem a nossa Região para viver, constituir família e contribuir para a economia regional”, afirma o director regional das Comunidades e Cooperação Externa. Sancho Gomes considera que "esta celebração afirma valores essenciais como o respeito pela diferença, a tolerância e a solidariedade entre os povos.”

O responsável sublinha ainda o papel positivo que a imigração desempenha na Madeira. “Os imigrantes trazem mais-valias claras à economia. Por um lado, colmatam necessidades de mão-de-obra, muitas vezes especializada; por outro, atenuam os efeitos do envelhecimento demográfico, contribuindo para o rejuvenescimento da sociedade", aponta.

É na diversidade e na integração que se mede o grau civilizacional de uma região. E é também graças a essa diversidade cultural que as sociedades se tornam mais ricas e mais dinâmicas. Sancho Gomes