
O FC Porto empatou esta segunda-feira com o Vitória de Guimarães, por 1-1, no Estádio do Dragão e perdeu a oportunidade de encurtar a desvantagem no topo da Primeira Liga.
Depois de ter perdido a meio da semana frente à Roma, que conduziu à eliminação da Liga Europa, os 'dragões' queriam lamber as feridas e conquistar a vitória numa partida que marcou mais uma homenagem a Jorge Nuno Pinto da Costa.
Apesar de uma primeira parte em que os 'azuis e brancos' assumiram as rédeas do encontro, chegando com facilidade ao último terço, a verdade é que as equipas foram para o descanso com o nulo no marcador.
No segundo tempo, a toada foi diferente. Com um golo a aparecer aos 55 minutos para os lados vitorianos por intermédio de Nélson Oliveira. Mas após a consulta no VAR, o árbitro António Nobre anulou o golo por fora de jogo do internacional português no momento do passe de Tiago Silva.
12 minutos depois a bola voltou a entrar mas desta vez na baliza contrária. Fábio Vieira recebeu a bola na área, puxou-a para o meio e atirou um remate colocado, em direção ao poste mais distante. Bruno Varela ainda tentou mas não conseguiu chegar ao esférico. Estava assim aberto o marcador no Dragão.
Mas a quatro minutos dos 90', os 'conquistadores' voltariam a restabelecer a igualdade. Na sequência de um canto favorável ao FC Porto, a formação minhota partiu rapidamente para o contra-ataque. Nuno Santos, com um passe milimétrico, encontrou Úmaro Embaló a desmarcar-se, que acelerou até à baliza contrária e finalizou com classe.
A formação orientada por Martín Anselmi mantém-se no terceiro lugar , com os mesmos 47 pontos do Sporting de Braga, quarto, e a seis dos 'rivais' Sporting e Benfica, enquanto o Vitória, que só ganhou um dos últimos 11 jogos, é oitavo, com 32.