
O eurodeputado João Oliveira (PCP) apresentou uma proposta de resolução para a suspensão do acordo de cooperação da União Europeia (UE) com Israel, na sequência dos ataques às populações em Gaza e o bloqueio à ajuda humanitária.
A proposta de resolução, subscrita por mais 15 eurodeputados -- a maioria do grupo parlamentar da Esquerda, a que Oliveira pertence, três dos Verdes e dois não inscritos - tem como objetivo "dar um sinal político forte com impacto também económico", disse João Oliveira à agência Lusa.
Defendendo que a UE tem de fazer "pressão política para pôr fim ao genocídio em Gaza" e também às intervenções na Cisjordânia, o eurodeputado salientou também que o acordo de cooperação UE-Israel tem uma importante vertente financeira, nomeadamente nas áreas da ciência e investigação.
João Oliveira enviou já perguntas escritas à Comissão Europeia e ao Conselho da UE sobre o tema, mas adiantou que "com a resolução ganha outro peso, nomeadamente pela adesão de outros grupos políticos".
"Vamos insistir para que o processo formal possa ser rapidamente tramitado e procurar fazer pressão para ser debatida na sessão plenária mais próxima possível", acrescentou.