
Há precisamente 40 anos, em abril de 1985, Ayrton Senna conquistava ao volante do monolugar Lotus-Renault 97T a sua primeira vitória na Fórmula 1, no Grande Prémio de Portugal, no Autódromo do Estoril. Para assinalar a data, o Estoril-Praia anunciou um quarto equipamento da época em homenagem ao icónico piloto brasileiro.
"Esta é a nossa homenagem a um ídolo intemporal, que há exatamente 40 anos fez história na nossa terra. No Circuito do Estoril!", escreve o Estoril-Praia na rede social Instagram.
A estrela do equipamento é a camisola com uma risca verde, amarela e azul-marinho - as mesmas cores do mítico capacete de Ayrton Senna. O preto de fundo é inspirado nas cores do monolugar do tricampeão mundial de Fórmula 1 que, na época, tinha como patrocinador principal a empresa de cigarros John Player Special.
Os símbolos do Estoril e patrocínios, bem como a gola, mangas e bordado contam com detalhes em dourado.
O equipamento especial será usado durante o jogo frente ao SC Braga, no próximo sábado, 19 de abril, no Estádio António Coimbra da Mota, em Cascais.
Na mesma publicação, o Estoril-Praia informa que o equipamento não será comercializado.
Monolugar de Ayrton Senna regressa ao Estoril
Nos dois dias após o jogo entre o Estoril-Praia e o SC Braga, o Lotus-Renault 97T vai regressar ao Autódromo do Estoril.
O monolugar estará em exposição na manhã de domingo entre as 9h30 e as 12h30 e também na tarde de segunda-feira, 21 abril entre as 14h e as 18h. O acesso é gratuito a todos os visitantes.
Ayrton Senna morreu no dia 1 de maio de 1994, enquanto disputava o Grande Prémio de San Marino, em Ímola, Itália.
O acidente foi uma tragédia que marcou profundamente o mundo do desporto e teve um impacto enorme na Fórmula 1, especialmente no que diz respeito à segurança dos pilotos.