A equipa do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) da Administração Trump, liderada por Elon Musk, estará a usar inteligência artificial (IA) para monitorizar as comunicações de pelo menos uma agência federal dos EUA.

A informação foi avançada pela agência Reuters, que cita fontes do Governo norte-americano.

O DOGE também está a usar a aplicação Signal para comunicar, de acordo com uma fonte direta da equipa citada pela Reuters, o que potencialmente viola regras federais porque as mensagens podem ser configuradas para desaparecer após um período de tempo.

"Se eles usam o Signal e não fazem ‘backup’ de todas as mensagens em arquivos federais, então estão a agir ilegalmente", disse Kathleen Clark, especialista em ética governamental, em declarações à Reuters.

A Casa Branca, o DOGE e Elon Musk não responderam aos pedidos de esclarecimento feitos pela agência noticiosa.

Annabelle Gordon/REUTERS

Quais são as implicações?

"O uso do Signal pelo DOGE, focado na privacidade, aumenta as preocupações crescentes sobre práticas de segurança de dados, depois de altos funcionários do Governo Trump terem sido criticados há um mês pela inclusão equivocada de um jornalista num chat sobre o planeamento de operações militares no Iémen." reforçou Kathleen Clark.

Autoridades nomeadas por Trump que assumiram cargos na agência norte-americana de proteção ambiental (EPA, na sigla inglesa) revelaram que o DOGE usava IA para monitorizar softwares de comunicação, incluindo o Microsoft Teams, disseram duas fontes próximas do tema.

"Fomos informados de que procuram linguagem anti-Trump ou anti-Musk", contou uma terceira fonte.

As mesmas autoridades disseram que o DOGE procura pessoas cujo trabalho não esteja alinhado com a missão do Governo.

"Tenha cuidado com o que diz, o que escreve e o que faz", alertou um coordenador da EPA.

Após a publicação destas informações, a EPA reconheceu num comunicado que estava "a analisar a IA para otimizar as funções da agência e a eficiência administrativa". Não abordou diretamente se estava a usá-la para monitorar trabalhadores.

"Parece um abuso de poder do Governo para suprimir ou impedir discursos de que o Presidente dos Estados Unidos não gosta", disse a especialista em ética.

No ano passado, antes da eleição de Trump, Musk sugeriu que a IA poderia ser usada para substituir funcionários públicos.

Questões de Transparência

Além do uso do Signal, a Reuters conta que alguns funcionários do DOGE ignoram processos de verificação, trabalhando simultaneamente no Google Docs, em vez de em cópias únicas de rascunhos, disse uma fonte informada por um funcionário do Governo.

"Há várias pessoas num único documento do Google Doc editando coisas simultaneamente", disse a fonte, referindo-se ao software de processamento de texto online. “Era em parte por isso que o DOGE funcionava tão rapidamente”, acrescentou.

O Governo de Trump argumentou que o DOGE, como um braço do Gabinete Executivo do Presidente, não está sujeito a leis que permitam ao público aceder a registos produzidos por agências governamentais.

Os funcionários do DOGE reforçaram drasticamente os controlos administrativos em algumas agências, mantendo os funcionários no ‘escuro’ enquanto faziam mudanças operacionais significativas, de acordo com entrevistas e documentos judiciais a que a Reuters teve acesso.