
A embaixada dos Estados Unidos na Síria alertou os seus cidadãos para o risco acrescido de atentados durante o Eid al-Fitr, o feriado que assinala o fim do Ramadão, o mês de jejum dos muçulmanos, nos próximos dias.
"O Departamento de Estado norte-americano alerta os cidadãos norte-americanos para o risco acrescido de atentados durante o feriado de Eid al-Fitr, que poderão ter como alvo as embaixadas sírias, organizações internacionais e instituições públicas em Damasco", refere um comunicado publicado na página de Internet da embaixada, na sexta-feira à noite.
"Os métodos de ataque podem incluir (...) assaltantes, homens armados ou a utilização de engenhos explosivos", acrescenta o comunicado.
A segurança na Síria continua a ser precária desde que o antigo presidente Bashar al-Assad foi derrubado em dezembro, por uma coligação dominada rebeldes islamitas, após uma guerra que durou quase 14 anos e que eclodiu na sequência da repressão violenta dos protestos antigovernamentais em 2011.
Washington desaconselha os seus cidadãos a viajar para a Síria "devido aos riscos significativos de terrorismo, distúrbios civis, raptos, tomada de reféns, conflitos armados e detenções arbitrárias", segundo o comunicado.
A embaixada suspendeu as suas atividades em 2012.