A tomada de posse de Donald Trump ficou marcada por um (longo) discurso repleto de promessas por parte do republicano. Uma delas é a vontade de renomear o Golfo do México para "Golfo da América". Mas será que o 47.º Presidente dos Estados Unidos pode mesmo fazer essa alteração?
Desde que concorreu pela primeira vez à Casa Branca, há quase uma década, que Donald Trump tem chocado com o México em questões de segurança, imigração e tarifas de exportação. Um desses exemplos é o famoso muro que separa os dois países.
No ínicio do mês de janeiro, Donald Trump manifestou a sua intenção em mudar o nome do Golfo do México para "Golfo da América".
"Vamos mudar o nome do Golfo do México para 'Golfo da América', que soa muito bem e cobre uma grande área de território. Que nome bonito. E é apropriado, é mesmo", disse.
Momentos após o anúncio, a congressista republicana Marjorie Taylor Greene disse que iria apresentar um projeto de lei o mais rapidamente possível para oficializar a mudança de nome.
Esta terça-feira, pouco tempo depois de ter regressado à Casa Branca, Donald Trump assinou um decreto no qual ordena essa mudança de nome.
Donald Trump pode mesmo mudar o nome?
Uma vez que o Golfo do México está situado entre os Estados Unidos, México e Cuba, Donald Trump precisaria de luz verde dos restantes dois países para proceder à alteração do nome.
No entanto, mesmo que o México e Cuba se oponham, o Presidente norte-americano pode conseguir levar a sua avante já que os Estados Unidos possuem mecanismos que permitem renomear locais reconhecidos pelo Governo. Ainda assim, os restantes países não são obrigados a concordar com o nome designado pelos Estados Unidos.
Um bom exemplo é o "Rio Grande" para os norte-americanos ou "Rio Bravo" para os mexicanos. Este rio, muito utilizado por imigrantes, atravessa os Estados Unidos e o México, mas cada país atribui-lhe um nome diferente.
Não existe nenhum acordo internacional sobre quem dá nome às áreas marítimas, no entanto existe uma organização que pode ser chamada a resolver eventuais disputas.
Trata-se da Organização Hidrográfica Internacional (IHO) que conta atualmente com 77 estados-membros, incluindo os Estados Unidos e o México. Esta organização intercontinental é responsável por garantir que "todos os mares, oceanos e águas navegáveis do mundo" são explorados e mapeados e também pode nomear alguns deles.
Foi também uma das autoridades que definiu a delimitação da fronteira do Golfo do México entre os Estados Unidos, México e Cuba.
O que é o Golfo do México e qual a sua importância?
O Golfo do México é uma bacia oceânica situada entre as costas do México, dos Estados Unidos e de Cuba. O nome atual remonta à época colonial. Ao todo, cinco estados mexicanos estão situados no Golfo do México, bem como cinco estados norte-americanos e duas províncias cubanas.
É conhecido por ser uma das regiões mais importantes do mundo quanto à exploração e produção de petróleo offshore e de gás natural. Para o México, por exemplo, é nesta região que é extraída a maior parte do petróleo do país e que faz mover a economia nacional.
- Com Lusa