Donald Trump anunciou esta segunda-feira J.D. Vance, senador do Ohio, de 39 anos, como o seu candidato a vice-presidente nas eleições de novembro. O anúncio foi feito na Truth Social “após longa deliberação e reflexão”, escreveu Trump.
“Decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance do grande estado do Ohio”.
“Como vice-presidente, J.D. continuará a lutar pela nossa Constituição, a apoiar as nossas tropas e fará tudo o que estiver ao seu alcance para me ajudar a Tornar a América Grande Novamente ('Make America Great Again'). Parabéns ao Senador J.D. Vance", acrescentou Trump.
O senador de 39 anos já tinha dito hoje, à Fox News, que era uma honra ser considerado e que o mais importante é o ex-Presidente voltar a ser eleito e “devolver a paz” aos Estados Unidos. J.D. Vance lamentou os quatro anos de governação “catastrófica” de Joe Biden.
“Nunca tivemos uma eleição assim: uma pessoa que governou por quatro anos com sucesso e outro que governou quatro anos de forma catastrófica”, disse.
Já depois de conhecida a escolha de Trump, Joe Biden acusou J.D. Vance de “favorecer os ricos”.
Quem é J.D. Vance?
Este ex-militar de 39 anos - conhecido por ter publicado um livro de memórias que foi um sucesso de vendas - só recentemente entrou na política. Foi eleito para o Senado em 2022 e tornou-se um dos mais ferrenhos defensores da agenda "Make America Great Again" (Tornar a América Grande Novamente, na tradução para português), particularmente em questões relacionais com comércio, política externa e imigração.
O perfil do senador do Ohio tornou-se imediatamente atraente nos círculos republicanos, em particular graças à sua capacidade de arrecadar fortunas para o seu partido, algo particularmente significativo num país onde as vitórias políticas são conquistadas com milhares de milhões de dólares.
Contudo, é em grande parte inexperiente em política nacional.
Aos 39 anos, Vance injeta também alguma juventude numa corrida que apresenta um candidato de 81 anos (Biden) e outro de 78 anos (Trump) a concorrer pelos dois principais partidos do país.
O anúncio de Donald Trump surge no mesmo dia em que arranca a Convenção Nacional Republicana, que decorre durante quatro dias e que serve, principalmente, para oficializar a candidatura às eleições de novembro.
O ex-Presidente deverá discursar na quinta-feira, no encerramento da convenção. Trump garante que será muito diferente do que tinha planeado. Diz que o reescreveu por causa do ataque e que vai apelar à união da América.
Com LUSA