Os doentes vão passar a ter de ligar para o SNS 24, antes de irem àsurgências do Hospital de São João, no Porto. A mudança no maior serviço de urgência do Norte acontece na próxima semana, a 10 de dezembro.

O hospital fala numa “mudança de paradigma” e, em comunicado, explica que vai passar a fazer parte do projeto “Ligue Antes, Salve Vidas” - já em vigor em vários outros hospitais do país e que prevê um contacto telefónico antes do encaminhamento para as urgências.

O São João alega que o objetivo é orientar os doentes para o local mais adequado e diminuir a pressão nos serviços de urgência. Isto porque, durante o inverno, as urgências registam “picos significativos de afluência”- e 30% dos atendimentos correspondem, normalmente, a doentes não urgentes.

“Queremos colocar cada tipologia de doente no local que mais adequadamente está preparado para o atender”, diz Cristina Marujo, diretora do serviço de urgência.

“Se os doentes menos graves forem atendidos em locais mais adequados à sua situação, temos maior disponibilidade e mais recursos para os doentes que efetivamente necessitam recorrer ao Serviço de Urgência Hospitalar”, sustenta.

Como proceder?

Os doentes devem, a partir de agora, ligar para o número 808 24 24 24, antes de se dirigirem às urgências do Hospital de São João.

Na chamada telefónica para o SNS 24, o doente vai ser avaliado e, consoante a gravidade do caso, será aconselhado a ficar em autocuidados, terá uma consulta agendada no centro de saúde, será encaminhado para o Centro de Atendimento Clínico, na Prelada, ou para o serviço de urgência do hospital.

“Após a orientação feita pelo SNS 24, os casos que não sejam graves, mas necessitem de atendimento presencial (os designados “verdes e azuis”) serão encaminhados para os cuidados de saúde primários, para consulta com hora marcada no próprio dia ou no dia seguinte, ou serão encaminhados para o Centro de Atendimento Clínico, na Prelada”, explica o hospital.

Quem chegar às urgências sem ter ligado antes para a linha SNS 24, avisa o hospital, vai ser “convidado a fazê-lo”, antes de poder ser admitido nas urgências.