O novo treinador do Sporting foi apresentado na manhã desta quinta-feira por Frederico Varandas. Rui Borges "chegou, viu e treinou", estando já a preparar o dérbi de domingo frente ao Benfica.

Em apenas 45 dias, o Sporting teve três treinadores diferentes. Ruben Amorim deixou Alvalade para rumar ao Manchester United, João Pereira foi o seu substituto e agora é Rui Borges a sentar-se no banco dos campeões nacionais.

Para o humorista e escritor José de Pina, Ruben Amorim não devia ter iniciado esta temporada à frente dos destinos dos 'verdes e brancos', por ser um treinador "preso por arames", referindo que a direção leonina sabia que o agora técnico do United poderia sair a qualquer momento para um grande europeu.

"Sabendo o sabemos agora, Ruben Amorim não devia ter começado esta época, porque era um treinador preso por arames. Na altura os adeptos não sabiam os pormenores do contrato mas a direção sabia. Acho que foi um erro e deu origem à avalancha de Lei de Murphy. Frederico Varandas devia assumir as responsabilidades", apontou o adepto sportinguista.

O comentador SIC João Maria Jonet defende que Frederico Varandas deveria reconhecer que se enganou na escolha de João Pereira para assumir a equipa principal.

"O presidente do Sporting podia reconhecer que se enganou redondamente. Está tudo bem o presidente não perceber nada de futebol, por isso é que está lá um diretor desportivo. Não é ter dois discursos diferentes"

"Um Leão para sempre"

O Sporting despediu-se na quarta-feira de João Pereira, que tinha assumido o cargo de treinador da equipa principal a 11 de novembro.

O técnico de 40 anos não resistiu à crise de resultados dos leões, tendo apenas vencido três jogos (Boavista para o campeonato e Amarante e Santa Clara, ambos para a Taça de Portugal). O empate com o Gil Vicente foi mesmo o fim da linha como treinador dos campeões nacionais.

O antigo futebolista chegou à equipa principal do Sporting no dia 11 de novembro, substituindo Ruben Amorim, que se transferiu para os ingleses do Manchester United.

Rui Borges, o terceiro

Natural de Mirandela, Rui Borges chegou ao escalão máximo do futebol português na temporada 2023/24, levando o Moreirense a um sexto lugar, a melhor classificação de sempre, a mesma de 2018/19 com Ivo Vieira.

Contratado no início da presente época pelo Vitória de Guimarães, o treinador de 43 anos levou o clube vimaranense ao segundo lugar da fase liga da Liga Conferência com quatro vitórias e dois empates, ficando apenas atrás do Chelsea.

No Sporting, Rui Borges assinou um contrato válido por ano e meio, até ao verão de 2026, que será renovado automaticamente por mais um ano, caso conquiste o título de campeão nacional.