O pão é um dos pilares da gastronomia portuguesa e mundial, dos restaurantes às casas de cada família, em qualquer refeição do dia. Para celebrar o alimento - e melhorar a qualidade do mesmo - o Museu do Pão e a ACIP vão eleger o “Melhor Pão de Portugal”.

A primeira edição do concurso, que vai decorrer no próximo dia 10 de maio, no Fetich Cool Kitchen, na Covilhã, pretende “dignificar e dinamizar o setor da panificação em Portugal”, diz a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares (ACIP).

O “Melhor Pão de Portugal” vai ter uma prova cega, em que os jurados vão avaliar os alimentos consoante cinco categorias: trigo, broa, centeio, sementes e inovação. Apenas cinco produtos - um de cada categoria - passarão à final.

As inscrições podem ser feitas online e estão abertas até ao dia 2 de maio. O custo para não associados da ACIP é de 10 euros por cada produto inscrito.

Prova aberta ao público

Quem gosta de pão, mesmo que não esteja ligado à área, também terá direito a participar (e provar), já que o Museu do Pão vai realizar uma outra prova no Fetish Cool Kitchen. Basta marcar reserva no restaurante.