Na Fórmula 1, é habitual os pilotos 'mostrarem-se' às bancadas antes de um grande prémio. Mas no domingo, no tradicional desfile antecedeu o Grande Prémio de Miami houve uma surpresa inesperada que divertiu tanto os fãs como os próprios pilotos.

Em vez de serem transportados no camião habitual, os 20 pilotos tiveram a oportunidade de conduzir carros em tamanho real feitos inteiramente com peças de Lego.

Esta ação resultou de uma colaboração entre a Fórmula 1 e o Grupo Lego, e os monolugares foram inspirados na coleção "Lego F1 Speed Champions", lançada no final do ano passado.

Cada equipa teve um carro personalizado com as suas cores e design característico, e os pilotos circularam com eles na pista de 5,4 quilómetros, acenando ao público antes da corrida começar.

Os carros foram construídos por uma equipa especializada composta por 26 designers, engenheiros e construtores na fábrica da Lego em Kladno, na Chéquia. No total, o projeto exigiu mais de 22 mil horas de trabalho.

Cada carro pesa quase uma tonelada

As réplicas foram feitas quase à escala real (1:1) dos carros de Fórmula 1 e cada uma delas levou cerca de 400 mil peças Lego, pesando quase uma tonelada.

Apesar de serem feitos de Lego, os monolugares conseguem atingir uma velocidade de 20 km/h e reproduzem até os mais pequenos detalhes, como os logótipos dos patrocinadores e os pneus da Pirell.

Depois do evento em Miami, os dez carros de Lego vão iniciar uma digressão mundial, com presença confirmada noutras corridas futuras.