O cardeal norte-americano Robert Prevost foi eleito Papa, ao segundo dia de Conclave. Escolheu o nome Leão XIV, um dos mais escolhidos entre os líderes da Igreja Católica. Tem 69 anos e nasceu em Chicago. É o primeiro norte-americano a ser eleito Papa.

O anúncio foi feito pelo cardeal proto-diácono, o francês Dominique Mamberti, na varanda da Basílica de São Pedro.

"Anuntio vobis gaudium magnum: Habemus papam" ("Anuncio com grande alegria: temos Papa")."

De seguida, disse em latim o nome e apelido do cardeal eleito e o nome escolhido pela qual será conhecido como Papa.

Robert Prevost tem 69 anos e nasceu em Chicago. É o primeiro norte-americano a ser eleito Papa.

Arcebispo-Bispo Emérito de Chiclayo, no Peru, nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago, nos Estados Unidos. É considerado da linha progressista do colégio cardinalício.

Leão XIV é o 267º líder da Igreja Católica.

A primeira aparição do Papa Leão XIV

Minutos depois, Leão XIV apareceu, pela primeira vez, perante os fiéis na Praça de S. Pedro. Emocionado, cumprimentou os fiéis - enquanto a banda tocava o hino do Vaticano - e apresentou-se ao mundo.

Igreja que procure a paz e "aberta a todos": o primeiro discurso aos fiéis

"Que a paz esteja convosco", foram as primeiras palavras do novo Papa para a Praça de S. Pedro, no Vaticano.

No primeiro discurso aos fiéis, agradeceu ao Papa Francisco, que apelidou de "corajoso", e aos "irmãos cardeais" que o escolheram.

Emocionado do início ao fim, o discurso ficou marcado por várias referências à paz e à construção de uma Igreja "aberta a todos" e com "pontes de diálogo".

"Sou filho de Santo Agostinho, um agostiniano. Que disse 'convosco sou cristão e para vós, padre'. Neste sentido podemos caminhar todos rumo à pátria que Deus nos preparou ", disse.

Perante os aplausos de mais de 100 mil pessoas, o novo Papa deixou também uma mensagem "especial" em espanhol, onde agradeceu à Diocese de Peru, onde foi nomeado bispo em 2015.

Antes de aparecer perante os crentes na Praça de S. Pedro, deslocou-se - num ritual da eleição - à Capela Sistina para a chamada Sala das Lágrimas para se vestir.

Conclave chega ao fim

É a terceira vez consecutiva que um Papa é eleito no segundo dia do Conclave. Também Bento XVI e Francisco foram eleitos ao segundo dia.

Com a eleição do novo Papa, o Conclave chega ao fim e os cardeais deixarão a Casa de Santa Marta. Só dias depois, como é tradição na Igreja Católica, é que o novo Papa irá presidir à sua missa de início de Pontificado.

Acompanhe aqui em direto e ao minuto as últimas atualizações sobre o novo Sumo Pontífice.