
Uma aeronave russa foi intercetada na quinta-feira por caças Eurofighter da Força Aérea alemã no espaço aéreo internacional sobre o Mar Báltico, avançou esta sexta-feira o Ministério da Defesa alemão.
"Posso confirmar que a Força Aérea interveio ontem [quinta-feira] porque uma aeronave não identificada sobrevoava o Mar Báltico em espaço aéreo internacional, sem um plano de voo ou sinal de transponder (satélite)", disse a porta-voz do Ministério da Defesa, Natalie Jenning, numa conferência de imprensa em Berlim.
"Os nossos Eurofighters identificaram-no adequadamente e escoltaram-no para fora deste espaço aéreo", acrescentou Jenning, sublinhando que a aeronave russa não se encontrava no espaço aéreo alemão.
Segundo os meios de comunicação social alemães, a aeronave intercetada pela Força Aérea alemã era um veículo de vigilância e reconhecimento IL-20M de fabrico russo.
Depois de detetar a presença de aeronaves do Exército alemão, a aeronave russa deu meia-volta e seguiu em direção ao enclave russo de Kaliningrado, que faz fronteira com a Lituânia e a Polónia, de acordo com a emissora pública alemã ARD.
“Procedimento relativamente comum”
Sem fornecer detalhes sobre o número de vezes que as aeronaves alemãs intervieram recentemente para repelir unidades aéreas russas, Jenning disse que esse é "um procedimento relativamente comum".