"As buscas foram interrompidas esta noite e serão retomadas amanhã de manhã [terça-feira]", pode ler-se, num comunicado onde é referido que as vítimas não foram encontradas.

As operações de buscas serão retomadas com recurso a embarcações da Estação Salva-vidas da Capitania do Porto de Lisboa, da Estação Salva-vidas de Cascais, dos Bombeiros Sapadores de Lisboa e dos Bombeiros Voluntários de Cacilhas, pode ler-se.

Por terra, estarão empenhados meios do comando-local da Polícia Marítima de Lisboa a realizar patrulhas nas duas margens do rio, acrescentou a AMN.

Além dos meios marítimos e terrestres, foi também empenhado nas buscas desde o final da tarde de hoje um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea, anunciou este ramo das Forças Armadas.

O capitão do porto de Lisboa, Paulo Rodrigues Vicente, tinha explicado antes que foi o mestre da embarcação de passageiros que fazia a ligação entre o Barreiro e Lisboa a dar o alerta, pelas 17:05, que tinha colidido com uma "embarcação mais pequena", com quatro ocupantes, dois dos quais foram resgatados junto ao cais da Margueira e assistidos pelos bombeiros de Cacilhas.

Os dois feridos, um com gravidade e outro ligeiro, foram transportados para o Hospital Garcia de Orta, em Almada.

A Transtejo/Soflusa anunciou, numa resposta enviada à agência Lusa, a "instauração imediata de um inquérito interno" para apuramento das circunstâncias e responsabilidades do acidente.

A empresa explicou que pelas 16:55 o navio catamarã "Antero Quental", que fazia a ligação entre o Barreiro e Lisboa, foi alvo de abalroamento por uma embarcação de pesca, adiantando que o mestre do navio tentou evitar o embate, designadamente com vários alertas sonoros, e que estes foram ignorados pela embarcação de pesca.

A Transtejo Soflusa, empresa responsável pela ligação fluvial entre o Seixal, Montijo, Cacilhas, Barreiro e Trafaria/Porto Brandão, no distrito de Setúbal, e Lisboa, adiantou ainda que o transporte de passageiros na ligação fluvial Barreiro - Terreiro do Paço mantém-se ativo e regular.

 

DMC (GC/LFS) // RBF

Lusa/Fim