
A Bitcoin caiu esta terça-feira para um valor inferior aos 90 mil dólares, valor mais baixo registado desde novembro. A queda começou na sexta-feira, depois de um roubo histórico à plataforma Bybit.
A queda de quase 5% registada na segunda-feira foi a mais acentuada desde 25 de janeiro, quando a Bitcoin sofreu uma desvalorização de 5,2%, com uma perda superior a 5.000 dólares num único dia.
A incerteza dos investidores pode ter sido desencadeada pelo maior roubo de sempre de criptomoedas. Um grupo de hackers terá roubado cerca de 1,5 mil milhões de dólares da Bybit. Apesar de a plataforma de trading de criptomoedas já ter anunciado a recuperação de quase 100% dos fundos roubados, a confiança dos investidores no mercado foi abalada.
Sinal disso foram as perdas significativas do valor de outras criptomoedas, a par da Bitcoin. A Ethereum caiu 8,5% e ficou abaixo dos 2.500 dólares. A XRP perdeu 9% do valor.
A Reuters dá ainda conta que os investidores têm estado nervosos com a possibilidade da aplicação de tarifas dos Estados Unidos ao Canadá, México e União Europeia. Donald Trump reafirmou, na segunda-feira, que se prepara para aplicar uma taxa de 25% sobre as importações do Canadá e México a partir do início de março.
Roubo histórico de criptomoedas da Bybit
A plataforma de criptomoedas Bybit anunciou na sexta-feira que um pirata informático conseguiu obter o controlo de uma carteira Ether e transferiu cerca de 1,5 mil milhões de dólares em ativos para uma conta não identificada.
"Todos os fundos dos clientes estão seguros e as nossas operações continuam a decorrer sem qualquer interrupção", disse a empresa no sábado.
A Bybit serve mais de 60 milhões de utilizadores em todo o mundo e oferece acesso a várias criptomoedas, incluindo Bitcoin e Ether.
O CEO da Bybit, Ben Zhou, disse que a empresa tem capacidade de cobrir a perda e que todos os ativos dos clientes estão garantidos.