A Mulliner, divisão de personalização da Bentley acaba de revelar que entrou na fase final de testes o terceiro projeto produzido por encomenda na era moderna da marca britânica, o Batur Convertible, modelo que terá uma edição limitada de apenas 16 unidades.
Apesar de contar com uma produção bastante limitada, o programa de desenvolvimento do Batur Convertible é quase tão extenso quanto o programa de um dos modelos de produção regular da Bentley.
A marca já fez saber que o desenvolvimento do Batrur Convertible inclui 120 testes individuais com duração de um ano, incluindo uma viagem de longa distância entre a Alemanha e Espanha, e testes de alta velocidade realizados numa pista, perto de Barcelona.
Para estes testes intensos, a Mulliner produziu dois protótipos, que segundo a marca britânica concluíram recentemente a viagem da Alemanha para Espanha, com passagem por Itália e França, onde os dois protótipos circularam em vários tipos de vias públicas.
“O objetivo de uma viagem de validação de engenharia em vias públicas é testar o desempenho, a segurança e a fiabilidade de um veículo em condições do mundo real. Esta viagem permite que aos engenheiros avaliarem o funcionamento do veículo numa variedade de ambientes, cenários de tráfego e condições climáticas que não podem ser totalmente replicados em ambientes de teste controlados”, disse Paul Williams, diretor técnico da Mulliner.
Tendo por base a versão coupé do Batur, este descapotável assume-se como um modelo de dois lugares, que será personalizado ao gosto de cada cliente, que vão ter acesso a um elevado número de possibilidades de personalização, incluindo uma paleta de cores quase infinita.
Para fazer face ao desenho deste descapotável, os técnicos da Mulliner dotaram o Batur Convertible a de uma traseira com um spoiler “ducktail” integrado e a “Airbridge” na cor da carroceria colocado atrás dos encostos de cabeça.
O Batur Convertible apresenta capota de lona reclinável elétrica que faz uso de materiais de isolamento com tratamento acústico para criar um ambiente luxuoso e acolhedor no habitáculo quando a capota está fechada. Além disso, a capota pode ser aberta ou fechada em 19 segundos a velocidades até 48 km/h.
Debaixo do capot, o Batur descapotável é um dos últimos modelos da marca britânica a estar equipado com lendário motor W12 de 6,0 litros biturbo, com 740 cv de potência e um binário máximo de 1000 Nm, que está associado a uma caixa de automática de dupla embraiagem de oito velocidades,
A casa de Crewe revelou aprimorou o conhecido motor, com alterações ao nível do sistema de admissão, bem como dos turbos, tendo adicionado novos intercoolers, e um sistema de escape em titânio. Desta forma, o Batur descapotável é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima 322 km/h.