Num país onde, segundo o relatório “Portugal, Balanço Social”, sete em cada dez seniores enfrentam doenças crónicas ou limitações de saúde e, além disso, lidam com o isolamento, a solidão e a dificuldade de acesso a cuidados de saúde, o Prémio BPI Fundação “la Caixa” Seniores surge como um apoio fundamental nas suas vidas.
Ao promover soluções no âmbito sociossanitário e psicossocial, este benefício garante dignidade e bem-estar e promove oportunidades de envelhecimento ativo e saudável.
A urgência de cuidar da nossa população mais envelhecida exige respostas sociais abrangentes. Os projetos apoiados pela 12.ª edição desta iniciativa do Banco BPI e da Fundação “la Caixa”, lançada em 2013, irão ter um impacto real e transformador em áreas prioritárias como, entre outras, serviços domiciliários, atividades artísticas e culturais, capacitação de cuidadores, literacia digital, promoção e prevenção em saúde, criação de redes de apoio voluntário e sessões terapêuticas. Tudo isto com um único propósito: fortalecer a autonomia, os laços comunitários e, acima de tudo, assegurar uma maior qualidade de vida.
Em 12 anos, sempre ao lado de quem mais precisa, esta iniciativa já permitiu apoiar um total de 365 projetos com um investimento total de 10,3 milhões de euros, beneficiando diretamente cerca de 75 mil seniores.
Os projetos distinguidos
Em 2024, o Prémio recebeu 222 candidaturas, de que resultaram 39 projetos vencedores que irão receber, em média, cerca de 37 mil euros, num valor total de 1,4 milhões de euros, e beneficiar mais de 2700 pessoas.
Os projetos distinguidos estão espalhados por todo o país, levando apoio direto aos seniores em diferentes regiões: Santa Casa da Misericórdia do Concelho de Oliveira do Bairro; Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Aveiro; CiRAC – Círculo de Recreio, Arte e Cultura de Paços de Brandão; e Centro Social Paroquial de S. Pedro de Nariz (em Aveiro); Lar D. Pedro V (nos Açores); Santa Casa da Misericórdia de Beja (em Beja); Centro Social de S. Tiago de Guilhofrei; Centro Social de Remelhe D. António Barroso; SOPRO – Solidariedade e Promoção; Associação Cultural e Recreativa de Travassós; e Centro Social Paroquial de Ribeirão (em Braga); AlmaTua – Associação para a Prevenção da Doença & Promoção da Saúde Mental (em Bragança); Centro Social Paroquial de Alcaide; e Associação de Socorros Mútuos Mutualista Covilhanense (em Castelo Branco); Associação de Desenvolvimento da Figueira da Foz; e Associação Goltz de Carvalho – Associação Sócio-Cultural (em Coimbra); Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel (em Faro); Santa Casa da Misericórdia de Seia (na Guarda); Centro Social Paroquial dos Pousos (em Leiria); Associação Oficina da Compaixão; Graal; Fundação Cardeal Cerejeira; Fundação AMI; Fundação LIGA; Pedalar Sem Idade Portugal; e Associação de Tempos Livres e Apoio à Família – "Os Putos Traquinas" (em Lisboa); Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal – Garouta do Calhau; e Alzheimer Portugal – Delegação da Madeira (na Madeira); Cooperativa Operária Portalegrense (em Portalegre); Santa Casa da Misericórdia do Marco de Canaveses; AS – Associação de Solidariedade Social; Casa do Povo de Ermesinde; Ginasiano COOP, CRL; e CDI Portugal (no Porto); Posto de Assistência Social de Alvarães (em Viana do Castelo); Associação Grão Vasco; Santa Casa da Misericórdia de Santar; CSénior – Associação de Envelhecimento Ativo e Saudável; e Obras Sociais do Pessoal da CM e SM Viseu (em Viseu).
Década e meia a “ajudar quem ajuda”
Os Prémios BPI Fundação “la Caixa” – Capacitar, Solidário, Seniores e Infância – têm, em 2024, uma dotação global de cinco milhões de euros para financiar projetos de instituições privadas do terceiro sector.
Desde 2010, já foram apoiados, no total, 1129 projetos com cerca de 36 milhões de euros, beneficiando mais de 221 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Para mais informações sobre os projetos premiados, visite os sites do BPI e da Fundação “la Caixa”.