O WhatsApp está a preparar o lançamento de uma nova funcionalidade: a transcrição de mensagens de voz. Ao passar a voz para texto, a ferramenta pretende facilitar a manutenção das conversas quando se está em movimento ou num lugar com barulho.
A empresa, que pertence à Meta, indica que as transcrições são geradas no próprio dispositivo e que mais ninguém as pode ler. Para utilizar o novo recurso, que estará disponível nas próximas semanas, é preciso ativá-lo nas definições.
No iOS, os idiomas dependem do sistema operativo: o iOS 16 inclui inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, português, russo, turco, chinês e árabe, enquanto o iOS 17 e versões superiores disponibilizam também dinamarquês, finlandês, malaio, norueguês, holandês, sueco, hebraico e tailandês.
No caso do Android, é possível aceder a transcrições em inglês, português, espanhol e russo. O WhatsApp planeia adicionar mais idiomas nos próximos meses. Um recurso semelhante foi anunciado no ano passado para o Message da Apple, um dos principais concorrentes do WhatsApp, com o lançamento da atualização de software iOS 17.