A maior parte das 5000 vagas no pré-escolar, previstas para o próximo ano letivo, vão ser abertas na Área Metropolitana de Lisboa, segundo avança esta segunda-feira o jornal Público.

Em março, o Governo anunciou a celebração de contratos de associação, com os setores privado e cooperativo, para a abertura de 200 novas salas, que permitem o acesso gratuito de cerca de 5000 crianças ao pré-escolar. Nas duas portarias que formalizam esta medida, está também previsto um incentivo de 15 mil euros por cada nova sala aberta.

Na altura, o executivo adiantou que as salas iram abrir nos concelhos onde existia menor oferta pública, sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa (AML).

A medida, anunciada no mês passado e oficializada esta segunda-feira, terá como prioridade as crianças que beneficiam de apoio social escolar (ASE).

De acordo com o jornal Público, das dez freguesias com maiores necessidades, nove estão em concelhos da AML, entre os quais Sintra, Seixal, Amadora, Odivelas, Lisboa e Barreiro.

Em Sintra, estão previstas mais de 1200 vagas. Na Amadora, por exemplo, serão 500. No total, deverão ser abertas cerca de 200 novas salas abertas e o Estado vai pagar 208 euros mensais por cada criança.