
A EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres - informou que oapagão desta segunda-feira na rede elétrica europeiapoderá originar interrupções do fornecimento de água.
" Estão a ser desenvolvidas todas as diligências, no sentido de minimizar os impactos que poderão ocorrer desta situação, no que diz respeito ao abastecimento de água. Apela-se ao uso consciente da água", lê-se numa nota publicada no Facebook.
Empresa de Águas da Região de Aveiro apela ao consumo moderado de água
Também a empresa Águas da Região de Aveiro (AdRA) apelou ao consumo moderado de água. Numa nota enviada à agência Lusa, a AdRA apelou à moderação do consumo de água, restringindo-o aos usos essenciais.
Segundo a empresa, o apelo visa garantir o funcionamento contínuo dos serviços críticos, como os hospitais.
"Todos temos um papel a desempenhar em consequência da falha de energia que está a afetar todo o território nacional", conclui a AdRA.
O que se sabe até agora?
Eram cerca das 11h30 desta segunda-feira quando um apagão geral deixou Portugal (e outros países europeus) às escuras. A situação está a afetar o normal funcionamento de serviços essenciais como hospitais, aeroportos, transportes e telecomunicações. A origem? Ainda é desconhecida e pouco se sabe também sobre quando será resposta a normalidade.
Para além de Portugal, o apagão geral está a afetar fortemente Espanha. França também sofreu constrangimentos parciais, mas o serviço já foi restabelecido na totalidade.
- Com Lusa