
Na rubrica 'Lista de Espera', publicada na edição impressa do DIÁRIO, desta sexta-feira, dia 2 de Maio, damos-lhe a conhecer a inciativa 'Solidariedade em Movimento', dinamizada pelos alunos do 9.º 5 da Escola Básica e Secundária de Machico (EBSM), para ajudar Jerónimo Fernandes.
O homem de 32 anos, natural do Porto da Cruz, perdeu a perna num acidente de moto, em Maio de 2023.
Artigo relacionado: Motociclista com perna amputada após acidente na via rápida
Jerónimo esteve em coma induzido, em risco de vida, durante 14 dias e só recuperou a consciência quase dois meses depois, nos cuidados intensivos, tendo recebido alta hospitalar no dia 13 de Dezembro de 2023.
Volvido mais de um ano após do acidente e sem ter recebido “a prótese prometida pelo Serviço Regional de Saúde”, o jovem amputado decidiu criar um pedido de ajuda no ‘GoFundMe’ (plataforma de arrecadação de fundos on-line sem fins lucrativos). A campanha foi divulgada em vários meios de comunicação regional, incluindo em dnoticias.pt.
Artigo relacionado: Jovem motociclista amputado após acidente pede ajuda para prótese
Em Janeiro deste ano, o DIÁRIO dava conta que Jerónimo Fernandes estava “a caminho de ter uma prótese”, tendo conseguido angariar cerca de metade do montante necessário para adquirir o dispositivo ajustado às suas necessidades, com um custo estimado de 85 mil euros.
Artigo relacionado: Jerónimo Fernandes a caminho de ter uma prótese
Entretanto, já conseguiu arrecadar 56 por cento desse valor, mas à medida que os meses foram passando, o entusiasmo dos doadores foi esmorecendo e a campanha estagnou.
Foi neste contexto que Alexandra Pinto, antiga professora de Jerónimo Fernandes, que lecciona a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento aos alunos do quinto até ao novo ano de escolaridade, na EBSM, resolveu levar o tema à aula, desafiando os alunos a “reavivar” a campanha solidária em favor de Jerónimo Fernandes.
A escola é mais do que transmitir ensinamentos e conhecimentos (...). Estamos a atravessar uma grave crise de valores e eu acho que estes 45 minutos [de Cidadania e Desenvolvimento] são fundamentais para tentar incutir esses valores nos alunos Alexandra Pinto, professora

A turma entrou em entrou em contacto com o DIÁRIO a pedir ajuda na divulgação da iniciativa:
Neste momento, faltam cerca de 37.500 euros para conseguir adquirir a prótese que lhe permitirá regressar à vida activa.
Caso queira contribuir para esta nobre causa, pode fazê-lo através do ‘GoFundMe’ (no link abaixo) ou por transferência bancária (IBAN: PT50004587004035553764725).
Artigo relacionado: Donate to Help Me Get a Prosthetic Leg: A New Beginning, organized by Jerónimo Fernandes
Vamos devolver a independência ao Jerónimo e mostrar que a solidariedade pode mudar vidas! Alunos do 9.º 5 da EBSM