Pedro do Ó Ramos, Presidente do Conselho de Administração da APS- Administração dos Portos de Sines e Algarve, SA, integrou um dos painéis como orador, destacando na sua intervenção o importante papel do Porto de Sines para a economia regional e nacional, tendo em conta os elevados índices de conectividade que oferece aos importadores e exportadores nacionais e Ibéricos, aliada ao trabalho em rede que tem vindo a ser desenvolvido junto da Comunidade Portuária e Logística de Sines, no sentido de potenciar o tráfego de e para o hinterland.

Por outro lado, Pedro do Ó Ramos alertou para os desafios impostos pelo Regime de Comércio de Emissões da União Europeia (ETS – Emissions Trading System), sobretudo face à concorrência dos portos do Norte de África, e apelou a uma ação global coordenada, com a Organização Marítima Internacional (IMO) como entidade essencial para garantir o equilíbrio da equação.

No âmbito do crescimento previsto para o porto e a sua região envolvente, Pedro do Ó Ramos destacou ainda a importância de um planeamento territorial adequado, mencionando os investimentos que a APS levará a cabo no âmbito da construção de fogos habitacionais, num montante estimado de cerca de 10 milhões de euros, assumindo-se a autoridade portuária como parte da solução para este problema estruturante da região de Sines. 

No mesmo painel estiveram presentes, na qualidade de oradores, Andreia Ventura, António Belmar da Costa e Vítor Caldeirinha.

A participação do Porto de Sines nesta conferência reforça o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação e as estratégicas de Portugal no setor marítimo.

O evento contou com diversas apresentações de estudos de caso e debates que visam contribuir para o fortalecimento das relações comerciais e institucionais, promovendo simultaneamente o desenvolvimento sustentável e a inovação no setor marítimo português.