Na segunda-feira, 21, o FMM muda-se para a cidade de Sines, com espetáculos de Umafricana (Guiné-Bissau/Portugal) no Largo Poeta Bocage e de Mick Strauss (EUA/França) no Centro de Artes.

No dia seguinte será a vez de atuarem Susobrino (Bolívia/Bélgica) no Largo Poeta Bocage, Sara Curruchich (Guatemala) no Centro de Artes e Queralt Lahoz (Espanha) no castelo.

O castelo será o "palco" dos principais concertos do FMM 2025, sempre a partir das 18h00, num programa que arranca quarta-feira, 23, com as atuações de Lena D'Água (Portugal), Ëda Diaz (Colômbia/França), Julieta Venegas (México), Youssou N'Dour (Senegal) e Bonga (Angola).

Para quinta-feira, 24, estão previstos espetáculos com Fábio Ramos (Cabo Verde), The Mystery of the Bulgarian Voices com Georgi Andreev e Quarto Quartet (Bulgária), Bia Ferreira (Brasil), Tribute to max Romeo (Jamaica) e Sahra Halgan (Somalilândia).

Luca Argel (Brasil/Portugal), Mats Gustafsson & Kimmo Pohjonen (Suécia/Finlândia), Capicua (Portugal), Orchestra Baobab (Senegal) e Nação Zumbi (Brasil) são as propostas para o programa de sexta-feira, 25.

Na última noite do festival, sábado, 26 de julho, atuam Miss Universo (Portugal), Warsi Brothers (Índia), Rokia Traoré (Mali), Kokoroko (Reino Unido) e 47 Soul (Palestina/Jordânia).

A par dos concertos no castelo, o Pátio das Artes receberá concertos de Maria Mazzotta (Itália) a 23 de julho, de Gabriele Leite (Brasil) no dia 24, de Zeltia Irevire (Espanha) no dia 25 e de Roberto Chitsonzo no dia 26, sempre a partir das 16h30.

As noites do FMM em Sines vão sempre terminar ao "raiar do sol", com concertos na Avenida Vasco da Gama a partir das 2h15 com Ali (Indonésia) e Zar Electrik (França/Marrocos) a 23 de julho.

Seguem-se, na madrugada seguinte, Mokoomba (Zimbabué) e Article 15 (Congo), enquanto na noite de 25 para 26 de julho atuam Taiga (Mongólia/China), Sami Galbi (Suíça/Marrocos) e Fidjus Codé di Dona (Cabo Verde).

Na última madrugada do FMM, a animação estará a cargo de Fidju Kitxora (Cabo Verde), Bateu Matou (Portugal) e Bazookas (Países Baixos).

Os concertos são o grande destaque do FMM, mas o programa do evento volta a contar com diversas atividades paralelas, como exposições, iniciativas para as famílias, ações de divulgação sobre o mar de Sines, sessões de contos ou ateliers de gastronomia "do mundo" e de instrumentos musicais.

Durante o evento será ainda possível, entre os dias 24 e 26 de julho, participar na iniciativa "O Outro FMM", que tem como objetivo "ajudar a perceber como se faz o festival e conhecer as suas áreas técnicas", enquanto de 23 a 26 de julho decorrerá uma Feira do Disco, do Livro e do Cartaz nas instalações da Escola das Artes do Alentejo Litoral.

O programa do FMM 2025 inclui ainda a apresentação dos livros Carlos Paredes A Guitarra de um Povo, de Otávio Fonseca, no dia 23, e de Chuva de Jasmim, da poeta palestina Shahd Wadi, no dia 26, ambos às 15h00.