
Faltam menos de seis dias para que a marca sueca Volvo revele ao mundo o seu novo carro 100% elétrico, o Volvo ES90, que terá autonomia de 700 quilómetros com um só carregamento.
Para além disso, o novo modelo da marca sueca, de capital chinês (do grupo Geely), poderá acrescentar 300 quilómetros de autonomia em apenas 10 minutos em estações de carregamento rápido de 350 kW.
O segredo está nos 800 volts
O segredo, segundo a marca, está no recurso à nova tecnologia de um sistema elétrico de 800 volts, que fará a sua estreia neste modelo. “A bateria é carregada mais rapidamente, o automóvel obtém um melhor desempenho geral e o sistema elétrico é mais eficiente em comparação com um sistema de 400 volts”, explica a Volvo em comunicado.
O ES90 será, portanto, o automóvel elétrico da Volvo com maior autonomia e que carregará mais rápido “graças à combinação de novos softwares e hardwares de gestão da bateria juntamente com um design progressivo”, sublinham os responsáveis da marca.
Adaptação de todos os componentes
Para criar o novo sistema de 800 volts, todos os componentes do sistema elétrico foram atualizados para serem compatíveis com 800 volts, incluindo as células da bateria, os motores elétricos, o inversor, o carregamento e os sistemas térmicos. Isto, assegura a Volvo, “cria benefícios em termos de carregamento, de eficiência e de desempenho”.
Os responsáveis da marca sueca garantem que um sistema de tensão mais elevada significa que pode fornecer mais potência (em kW) e autonomia, com a mesma corrente de um sistema de 400 volts: “Esta abordagem gera menos calor, ou seja, a bateria pode ser carregada mais rapidamente até 350 kW sem sobrecarregar o sistema elétrico”.
Por outro lado, e ainda de acordo com o comunicado agora divulgado, o sistema de 800 volts conta também com motores elétricos e com outros componentes mais leves, o que reduz o peso total do automóvel. “Isto melhora também a eficiência do sistema, ao mesmo tempo que aumenta a aceleração e a autonomia do automóvel”.
O novo ES90 está repleto de materiais reciclados e naturais. Assim, 29% de todo o alumínio utilizado no ES90 é reciclado, tal como 16% de todos os polímeros e 18% de todo o aço.
Carro vem com ‘passaporte’ que controla origem das matérias-primas
O novo modelo elétrico da Volvo vem também com o ‘passaporte de baterias’ da marca, baseado na tecnologia blockchain que permite monitorizar as matérias-primas. O ‘passaporte’ indica a origem do lítio, do cobalto, do níquel e da grafite utilizados na bateria.
O novo Volvo ES90 tem a sua apresentação mundial a 5 de março de 2025.