Valtteri Bottas emitiu um aviso claro à Audi enquanto a marca alemã se prepara para assumir o controlo total da Sauber antes da sua tão aguardada estreia na Fórmula 1 em 2026. Embora a Audi tenha focado fortemente no desenvolvimento da sua unidade de potência, Bottas acredita que o verdadeiro ponto fraco do projeto reside no chassis da Sauber, que precisa de melhorias significativas para tornar a Audi uma força competitiva.
O piloto finlandês, que teve uma temporada de 2024 sem pontos num carro da Sauber pouco inspirador, não poupou palavras sobre os desafios que a equipa enfrenta. Falando antes do Grande Prémio de Abu Dhabi, Bottas destacou a necessidade de uma revisão dramática na parte do chassis para complementar os robustos recursos e o potencial da Audi.
“O Chassis é a Minha Maior Preocupação,” Admite Bottas
Bottas apontou para a disparidade entre o desenvolvimento da unidade de potência da Audi, que é fortemente financiado, e a contínua dependência da Sauber para a produção do chassis, que tem lutado para acompanhar os rivais.
“Vai ser um grande desafio, e eles [Audi] sabem disso,” disse Bottas. “Eles têm-se focado na parte da unidade de potência durante muito tempo e investiram bastante. Mas a minha maior preocupação é o chassis—não é feito pela Audi, ainda é feito pela Sauber. Portanto, a parte do chassis precisa definitivamente de melhorias.”
Enquanto Bottas reconheceu os recursos e o potencial da Audi para ter sucesso, sublinhou a acentuada curva de aprendizagem que enfrentam em comparação com os fabricantes de F1 bem estabelecidos.
Rotação de Liderança e a Turbulenta Transição da Sauber
Desde que a Audi se envolveu em 2022, a Sauber passou por uma significativa reorganização na liderança. Andreas Seidl foi nomeado CEO, e Fred Vasseur saiu para a Ferrari em 2023. O Diretor Técnico Jan Monchaux deixou a FIA, e este verão houve mais agitação, com Seidl e Oliver Hoffmann da Audi a serem substituídos por Mattia Binotto.
Bottas refletiu sobre este período de instabilidade, descrevendo-o como caótico:
“Muitas pessoas mudaram—muitas pessoas foram despedidas, muitas pessoas juntaram-se. Tem sido uma confusão. Encontrar estabilidade e estrutura levou tempo. Agora, finalmente está a começar a tomar forma, mas inicialmente, foi bastante confuso.”
Obstáculos de Recrutamento na Suíça
A base da Sauber em Hinwil, na Suíça, tem enfrentado dificuldades em termos de pessoal devido ao elevado custo de vida do país, uma questão que Bottas acredita ter prejudicado o crescimento da equipa. No entanto, um recente alívio nas restrições orçamentais concedido pela F1 e pela FIA, destinado a equilibrar as disparidades regionais, oferece alguma esperança para melhorar o recrutamento.
“Espero que encontrem uma solução,” disse Bottas. “As últimas modificações às regras do teto orçamental para diferentes países vão ajudar a Sauber um pouco. Se conseguirem ganhar algum ímpeto positivo, as pessoas estarão mais dispostas a juntar-se. Mas, neste momento, tem sido um início desafiante para a marca.”
Mattia Binotto: O Homem para Conduzir o Barco?
A chegada de Mattia Binotto, o antigo chefe da equipa Ferrari, é vista como uma potencial força estabilizadora para a Sauber à medida que se transforma na equipa oficial da Audi. A experiência de Binotto na gestão de operações técnicas complexas pode ser crucial para alinhar os esforços da equipa tanto no desenvolvimento da unidade de potência como do chassis.
No entanto, com pouco mais de um ano até à estreia da Audi, o tempo está a esgotar-se para construir um pacote competitivo que possa desafiar os gigantes estabelecidos do desporto.
O Caminho a Seguir para a Audi e a Sauber
A estreia da Audi na Fórmula 1 é uma das histórias mais antecipadas do desporto, mas a jornada está repleta de desafios. Enquanto o fabricante automóvel alemão está a investir fortemente no desenvolvimento da sua unidade de potência, a avaliação franca de Bottas destaca a necessidade de um foco paralelo no desempenho do chassis—uma área crítica onde a Sauber tem ficado para trás.
A descompressão do teto orçamental e as mudanças na liderança podem proporcionar um impulso, mas transformar a operação da Sauber em Hinwil numa força competitiva requer mais do que recursos—exige estabilidade, recrutamento de talento de topo e estratégias de desenvolvimento coesas.
Como Bottas resumiu, o potencial está lá, mas também os riscos:
“A Audi tem os recursos e o potencial, mas é uma tarefa monumental. Tudo tem que se juntar—chassis, unidade de potência, pessoal e estratégia. Sem melhorias em todas as frentes, vai ser difícil ter sucesso.”
A contagem decrescente para 2026 está a passar, e os próximos 12 meses serão críticos para a transformação da Audi de um novato promissor para um concorrente competitivo na Fórmula 1.