O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA decidiu multar o Sporting em 20 mil euros e ordenou o encerramento do setor A14 - onde habitualmente se encontram elementos ligados à Juventude Leonina, uma das claques do emblema leonino. Esta decisão surge na sequência da pirotecnia lançada pelos ultras dos leões na receção ao Arsenal, que se realizou no passado dia 26 de novembro.
Após uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, o comité do organismo que rege o futebol europeu decidiu avançar com a decisão, devido à sucessiva utilização de material pirotécnico naquela zona do estádio. Esta sanção entra já em vigor e o setor em questão estará vedado no encontro caseiro diante do Bologna, que se disputa a 29 de janeiro.
Recorde-se que, na partida frente aos gunners, a claque Juventude Leonina ateou várias tochas e exibiu uma faixa, à passagem do minuto 14, com a mensagem 'A 14, The Lion's Heart'. Cerca de dez minutos mais tarde, outra claque do Sporting - a Directivo Ultras XXI, situada no setor A17 - disparou também fogo de artifício no decorrer do jogo.
Confirma-se, então, o fecho parcial do Estádio José Alvalade, sendo que a segunda zona (setor A17) fica com pena suspensa durante dois anos. Refira-se que, após o comportamento dos adeptos leoninos na visita a Bruges, a UEFA poderá voltar a punir os leões com duras sanções.