A seleção portuguesa vai disputar o sétimo lugar no Mundial feminino de sub-19 de basquetebol, depois de ter perdido este sábado com a França, por 81-51, em Brno, na República Checa. Um dia depois da derrota com a Espanha, nos quartos de final, Portugal, estreante em Mundiais, voltou este sábado a ser batido pela França, num encontro em que chegou ao intervalo a perder por 42-27.

Perante a mais experiente França, a equipa lusa apenas conseguiu estar em vantagem uma vez em todo o encontro, aos 56 segundos, graças a um triplo de Ema Karim, que deixava o jogo em 3-2. As gaulesas foram aumentando a vantagem, que era de sete pontos no final do primeiro período (21-14), mas atingia os 15 ao intervalo (42-27) e os 27 após três parciais (68-41).

Com o encontro decidido, o quarto e último período foi o mais equilibrado (13-10 para as francesas), com a França a vencer com naturalidade uma seleção portuguesa que já tinha superado as expectativas.

Apesar da derrota, Clara Silva voltou a atingir as duas dezenas de pontos, com 20, mais sete ressaltos, num encontro em que, contudo, esteve mais desinspirada, terminando com apenas oito lançamentos de campo concretizados em 18 tentados.

No domingo, Portugal vai defrontar a Hungria no encontro de atribuição do sétimo lugar, depois de a seleção magiar ter perdido com o Japão, por 78-76.