A Seleção portuguesa masculina foi eliminada, neste sábado, dos quartos de final da Taça das Nações em voleibol de praia onde defrontou a Espanha e acabou por perder os dois jogos por 0-2 e 1-2, em Aveiro.

A dupla portuguesa composta por Gonçalo Sousa e Tomás Sousa foram os primeiros a entrar em campo e a perderem contra Viera e Saucedo, voleibolistas espanhóis, por 17-21 e 14-21 (0-2). João Pedrosa e Hugo Campos foram a segunda dupla portuguesa a jogar e conseguiram vencer o primeiro set contra os espanhóis Huerta (irmãos) por 22-20 e, no segundo set a dupla espanhola levou a melhor vencendo por 19-21; já no tie-break os irmãos voltaram a ser superiores e venceram por 11-15, fazendo o 1-2 final.

O atleta português Tomás Sousa referiu que podiam ter feito melhor e que sabiam que os adversários tinham uma enorme qualidade. «Foi uma prestação um pouco abaixo do que esperávamos. Sabíamos que a qualidade dos adversários era muito grande e que tínhamos de estar na melhor forma. Mas estar neste nível é sempre uma aprendizagem e isso é que tiramos desta competição», disse.

João Pedrosa sentiu-se orgulhoso pela forma como ele e o seu colega encararam toda a competição. «Este último jogo, apesar de termos perdido, lutámos até ao final e podemos estar orgulhosos. Infelizmente cometemos erros pouco usuais. O serviço deles deixou-nos um pouco desconfortáveis. Hoje não foi o nosso dia», referiu e, o seu compatriota Tomás, não poupou elogios aos colegas dizendo que estes tiveram uma ótima prestação e agradeceu pela dedicação: «Tiveram uma excelente prestação, ajudaram muito a equipa, porque quando nós perdemos, as vitórias deles fizeram com que passássemos as rondas. Agradecemos pela dedicação que têm todos os dias connosco a treinar. Queremos seguir os passos deles e afirmar-nos lá fora.»

Do lado feminino, as duplas compostas pelas portuguesas Raquel Lacerda e Vanessa Paquete e Gabriela Coelho e Mariana Maia alcançaram o quinto lugar na prova.