Maverick Viñales esteve mais de três anos com a Aprilia no MotoGP desde que chegou na fase final da época de 2021 até ao fim da temporada de 2024. Foi um período de evolução para ambas as partes – sobretudo para o construtor, que alcançou a luta pelas vitórias nestes três anos além de ter criado a sua equipa de fábrica.
O espanhol nunca conseguiu subir ao pódio nem vencer consistentemente na Aprilia, mas num balanço final considera que foi efetuado um bom trabalho, como afirmou: ‘É óbvio que do ponto de vista humano estou muito satisfeito com a minha jornada na Aprilia. Encontrei pessoas muito boas, pessoas apaixonadas. Eles foram muito calorosos do início ao fim. Então, isto é um sinal muito bom, significa que fizemos um trabalho realmente bom’.
Apesar de reconhecer que nem tudo correu bem, Viñales considera que o seu tempo com a Aprilia foi positivo e satisfatório, tendo em conta o que foi alcançado numa fase da história altamente dominada pela Ducati:
– Tecnicamente falando, existiram coisas que faltaram, claro – em especial este ano. Mas temos de estar contentes; ambas as partes encaixaram-se uma na outra, e no fim de contas alcançámos bons resultados. Até neste período em que parece que temos uma fábrica que está na Lua, fomos capazes de estar na linha da frente, fomos capazes de fazer coisas boas. Então, precisamos de estar contentes.