Lando Norris não se está a conter. O piloto da McLaren, envolvido em acusações feitas pela Red Bull sobre a legalidade do seu carro, usou as suas entrevistas após a qualificação no Grande Prémio de Las Vegas para responder com humor e sarcasmo. Com a McLaren a lutar para destronar a dominância da Red Bull em 2024, a equipa baseada em Woking tem estado sob escrutínio toda a temporada por alegados “truques” para ganhar velocidade extra—alegações que Norris e a McLaren parecem estar fartos de abordar.


Norris Ataca Horner e a Red Bull

Falando após qualificar-se em sexto— a sua posição de partida mais baixa em termos de ritmo desde Spa—, Norris deu uma resposta contundente às acusações sobre o carro da McLaren. Em particular, ele fez referência à bizarra alegação de que a McLaren estava a usar água para arrefecer os seus pneus, uma teoria que gerou manchetes.

“Eu sei, é incrível,” disse Norris com sarcasmo mordaz. “Especialmente porque temos o carro mais rápido por uma milha, certo? Tão estranho. Talvez seja a água nos pneus ou algo assim. Todas estas coisas. Eles estão certos sobre tudo.”

Esta não foi a primeira vez que o design do carro da McLaren foi alvo de críticas. No início deste ano, a Red Bull levantou questões sobre o asa traseira da McLaren, que foi posteriormente modificada apesar de ter sido inicialmente considerada legal pela FIA. No entanto, os comentários de Norris deixam claro que ele está farto de entreter tais sugestões.


Uma Qualificação Difícil em Las Vegas

As frustrações de Norris não se restringiram apenas ao drama fora da pista. O britânico teve dificuldades em desbloquear o ritmo habitual da McLaren no escorregadio Circuito de Las Vegas, acabando por qualificar-se em sexto lugar—bem atrás do pole-sitter George Russell e até do impressionante Alpine de Pierre Gasly.

“É apenas este nível de aderência muito baixo—não nos convém, não se adapta às características do nosso carro,” admitiu Norris. “Temos de conduzir o carro no limite perfeito se quisermos ser rápidos. Normalmente, quando o fazemos, conseguimos ser rápidos. Aqui, é apenas demasiado difícil tirar o máximo do carro.”

Para complicar ainda mais, Norris explicou que cada volta trazia um novo conjunto de problemas, tornando impossível encontrar consistência.

“A cada volta há outro problema ou um problema diferente, e foi apenas um desafio excessivo. Tem sido um desafio nos últimos dois dias. Nada mudou desde ontem. Apenas os outros apareceram e foram com menos combustível e coisas assim.”


Respondendo a Perguntas Sobre a Mentalidade

À medida que a temporada se aproxima do fim, Norris tem enfrentado uma crescente pressão sobre a sua mentalidade e capacidade de lidar com a pressão de competir com Max Verstappen pelo campeonato de pilotos. No entanto, o jovem de 24 anos foi rápido a desmentir qualquer ideia de que a sua mentalidade fosse culpada pelas suas dificuldades em Vegas.

“Talvez não tenha sido o nosso melhor Q3,” reconheceu. “Cometi alguns pequenos erros, mas [eram] erros que foram muito difíceis de evitar. Foi apenas demasiado difícil fazer uma volta limpa porque estou a tentar ir mais rápido, mas ao mesmo tempo, estou a tentar não cometer erros. E um erro aqui pode facilmente custar uma décima ou duas décimas.”


McLaren vs. Red Bull: A Batalha pela Supremacia

Para a McLaren, ser acusada de contornar as regras faz parte do desafio à dominância da Red Bull—algo que a Mercedes experienciou durante as suas batalhas em 2020 e 2021. Enquanto Christian Horner e a Red Bull continuam a scrutinizar as inovações da McLaren, a FIA tem repetidamente validado o carro da McLaren, exceto pela revisão da asa traseira no início desta temporada.

Apesar do alvoroço, a McLaren continua a ser uma concorrente formidável tanto no campeonato de construtores como no de pilotos, com Norris a liderar a carga.


Perspectivando o Dia da Corrida

Embora a qualificação não tenha corrido como planeado, Norris mantém-se focado em maximizar as oportunidades durante a corrida de domingo. Las Vegas é conhecida pela sua imprevisibilidade, e a longa corrida que se avizinha oferece muitas oportunidades para recuperar.

“É uma corrida longa amanhã, muita coisa pode acontecer,” disse Norris. “Vamos olhar para o que podemos alcançar.”