Lando Norris admitiu ter sentido um momento de desconforto durante o Grande Prémio de Abu Dhabi quando viu o seu colega de equipa Oscar Piastri ser rodado por Max Verstappen numa batalha de alto risco que poderia ter comprometido a oportunidade da McLaren de conquistar o seu primeiro Campeonato de Construtores desde 1998.

A Rotação de Piastri Desencadeia Drama Inicial

Começando a partir de uma posição de sonho em primeiro e segundo lugar para a McLaren, Norris liderou a corrida enquanto Piastri se mantinha confortavelmente em segundo. Mas a corrida do australiano foi interrompida na primeira curva quando Verstappen o tocou numa tentativa de ultrapassagem, fazendo com que Piastri rodasse para o fundo do pelotão.

A visão do seu colega de equipa em apuros abalou brevemente Norris, que estava totalmente concentrado em garantir os pontos que a McLaren precisava para ultrapassar a Ferrari na classificação de construtores. “Estava a ver os ecrãs de TV e vi o incidente,” revelou Norris após a corrida. “Ver o Charles [Leclerc] já em P8 na volta um, deixou-me definitivamente nervoso. Sabia que só tinha de me concentrar e manter a cabeça baixa, mas não foi uma sensação muito agradável.”

Pressão na Frente

Apesar do caos a desenrolar-se atrás dele, Norris manteve-se firme, sabendo que o campeonato dependia da sua performance. Carlos Sainz da Ferrari manteve-se a uma distância ameaçadora, mantendo a diferença desconfortavelmente próxima durante toda a corrida. “A maior diferença que tive foi de cerca de 4,2 segundos,” disse Norris. “Isso não é uma margem confortável. Estava mais perto do que eu queria.”

Com tanto em jogo, Norris admitiu que a pressão era imensa, mas creditou à sua adrenalina e foco o facto de se manter composto. “Para mim, estar dentro do carro, estou focado no que estou a fazer. Mas para a equipa na parede dos boxes, eles estão apenas a ver tudo a desenrolar-se e provavelmente a pensar em tudo o que poderia correr mal.”

A Determinada Recuperação de Piastri

Apesar do seu revés inicial e de uma penalização adicional de 10 segundos por colidir com o piloto da Williams, Franco Colapinto, Piastri conseguiu recuperar e terminou em 10º lugar. Embora não tenha sido o resultado de um primeiro e segundo lugar que a McLaren esperava, Norris elogiou a resiliência do seu colega de equipa. “É uma pena para o Oscar. Ele teve um grande ano, e nós realmente queríamos terminar esta temporada com ambos no pódio. Mas vamos celebrar juntos. Ele tem sido uma parte integral do sucesso desta equipa.”

O Momento de Glória da McLaren

Norris cruzou a linha de chegada vitorioso, proporcionando à McLaren a vantagem de 14 pontos necessária para conquistar o campeonato. Após anos de reconstrução, o resultado marcou um momento decisivo para a equipa baseada em Woking.

“Tem sido um ano especial,” disse Norris, sorrindo. “Chegámos tão longe como equipa, e terminar com o Campeonato de Construtores é uma sensação incrível. Esta noite, vamos celebrar como se realmente importasse.”

Uma Vitória Nervosa Termina em Triunfo

Enquanto a condução impecável de Norris garantiu o título histórico da McLaren, o drama do incidente inicial de Piastri lembrou a todos como as margens podem ser estreitas na Fórmula 1. A equipa agora concentra-se em defender o seu título em 2025, mas por agora, as celebrações em Woking—e no paddock do desporto—pertencem à McLaren.