A FIFA apresentou na última noite o relatório de avaliação da candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos ao Mundial 2030.

A FIFA acredita que a candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos ao Mundial 2030 «demonstrou claramente capacidade para receber com sucesso» a competição, «tomando todos os aspetos em consideração». O organismo afirma estar «entusiasmado por trabalhar em conjunto com os anfitriões para entregar uma edição memorável».

De acordo com o relatório, foi atribuída uma nota de 4,2 em cinco à candidatura dos três países para ser selecionada no Congresso FIFA de 11 de dezembro, que é a última fase para a oficialização da candidatura. Haverá também três jogos da fase final na Argentina, Paraguai e o Uruguai como forma de celebrar o centenário (primeira edição foi em 1930 no Uruguai). Receberam uma nota de 3,6.

É referido que o Estádio da Luz, o Estádio de Alvalade e o Estádio do Dragão são os três estádios portugueses apontados ao Mundial 2030, sendo que o Estádio da Luz irá receber uma das meias-finais da competição, conforme já revelado. Portugal não tem nenhum estádio para acolher o jogo de abertura ou a final (capacidade mínima de 80 mil espetadores) e a FIFA propõe três estádios possíveis: Santiago Bernabéu (Madrid), Camp Nou (em Barcelona) e o Grand Stade Hassan II (em Casablanca).

Além dos jogos, foram apresentadas na candidatura 34 locais para Fan Festivals, zonas dedicadas a adeptos. Duas em casa uma das 17 cidades que vão acolher os jogos, tendo sido escolhido de forma estratégico. Portugal estreia-se assim na organização de Mundiais, tendo ainda assim acolhido o Europeu de 2004 onde a Seleção Nacional perdeu com a Grécia na final.

EM