Com o seu último mandato como presidente da Federação Portuguesa de Futebol perto do fim, Fernando Gomes anunciou, esta sexta-feira, a candidatura à presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP), garantindo que recebeu o apoio de, pelo menos, seis federações - quarto de forma oficial.
«Para alguém que gosta de fazer e transformar, perante tão relevantes apoios, aos quais nos últimos dias somaram-se contactos de vários dos nossos campeões olímpicos, é gratificante poder contribuir para o engrandecimento do olimpismo e continuar a elevar o desporto português ao mais alto nível nacional e internacional, como já o fiz noutras funções ao longo da minha vida», referiu na apresentação da candidatura.
«Há muito a fazer, desde a melhoria das instalações desportivas ao aumento dos apoios aos nossos atletas e federações. Como sempre fiz na vida, venho para unir e agregar o valor de todos, e é com todos que irei impulsionar Portugal e o movimento olímpico nacional no mundo. Juntos vamos dar mais dimensão olímpica a Portugal», vincou.
Recorde-se que Fernando Gomes é o quinto candidato à presidência do COP, tendo, assim, a concorrência de José Manuel Araújo - secretário-geral da instituição em causa -, Jorge Vieira - antigo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo - e de Laurentino Dias e Alexandre Mestre, antigos secretários de estado do Desporto.
As eleições dos Órgãos Sociais do Comité Olímpico de Portugal (COP) para o mandato 2025-2029 estão marcadas para 19 de março de 2025.