
O Empoli eliminou a Juventus da Taça de Itália e qualificou-se para as meias-finais após desempate por penáltis. O jogo terminou empatado a 1-1, mas o Empoli venceu nos penáltis por 4-2, depois de Vlahovic e Yildiz falharem os seus remates.
Thiago Motta criticou os jogadores após a eliminação: «Não há explicação. A responsabilidade é certamente minha. Sinto-me envergonhado por ver a minha equipa jogar assim. Na primeira parte, houve uma falta de atitude, o que significa que não soube transmitir a importância de jogar um jogo destes com a camisola da Juventus. Pode-se falhar um passe, mas na primeira parte ninguém assumiu a responsabilidade e jogou 20 vezes com o guarda-redes. Perdemos a bola e parámos. Peço desculpa às pessoas que vieram, foram simpáticas connosco porque merecíamos muito mais do que sentimos hoje. Sinto-me envergonhado por ver uma coisa destas e espero que os meus jogadores também se sintam assim.»
Thiago Motta também deu uma resposta bastante dura àqueles que lhe perguntaram se faltava equilíbrio à Juventus: «Estamos sempre a escrever porcaria. Tem faltado atitude. A vontade de fazer as coisas. A nossa equipa não se pode dar ao luxo de criar muito pouco.»
Para a Juventus é mais um falhanço: depois de terem sido eliminada da Liga dos Campeões no prolongamento contra o PSV, agora não consegue defender o troféu da Taça de Itália.
Espero críticas bastante duras. Acho que os nossos adeptos foram, na verdade, bastante simpáticos connosco, considerando a exibição da primeira parte. Espero uma reação imediata destes jogadores, porque tenho vergonha do que vi da minha equipa
Esta foi a primeira vez que Motta iniciou uma partida com Vlahovic e Kolo Muani juntos, numa experiência tática. Mas, após quase um ano do seu comando, esta Juventus ainda não parece uma equipa com uma verdadeira identidade.
Acredito na equipa porque temos jogadores de qualidade, mas a qualidade não chega. São necessários outros elementos para competir no futebol, e a atitude é o principal, foi a primeira coisa que referi quando cheguei. Por isso, sinto-me envergonhado, porque um remate errado, um toque errado, não é nada. Atitude errada é inaceitável. Sobre isso não há negociação.
Agora que a Juventus pode concentrar-se apenas na Serie A e ocupa o quarto lugar, o que vem a seguir?
Temos de começar pelos princípios básicos do futebol e da vida, que é a atitude. Na vida, temos de merecer as coisas, conquistá-las, e não simplesmente esperá-las. Hoje, vi uma equipa que esperava que as coisas acontecessem a seu favor e isso envergonha-me